sábado, agosto 04, 2007

10 melhores livros


Fiz a minha relação de livros, mas acabei não comentando. Corrijo essa falha:
1 - 1984, de George Orwell - O livro que definiu boa parte da minha visão política. Em 1985 o mundo vive sob uma ditadura que governa a vida das pessoas nos mínimos detalhes. Orwell escreveu um aviso para que evitemos esse futuro distópico. Além da mensagem política, a narrativa densa me influenciou muito, embora eu esteja a anos luz de Orwell.
2 - O Nome da rosa, de Umberto Eco - Em outra encarnação eu devo ter sido um monge. Romance policial sobre assassinatos que acontecem num mosteiro. Por trás disso, filosofia, semiótica, história... Também gosto muito do filme.
3 - As aventuras de Xisto, de Lúcia Machado de Almeida - O primeiro livro que li e mais que me ajudou a ter verdadeira idolatria pela Idade Média.
4 - Tao te King, de Lao Tsé - livro que influenciou não só minha visão política, mas filosófica.
5 - O Aleph, de Jorge Luís Borges - Já declarei diversas vezes que Borges é um dos mais importante escritores do século XX e, nesse livro ele dá uma visão literária do que viria a ser a teoria do caos.
6 - História do mundo para crianças, de Monteiro Lobato - Quem acha que a história é chata, é porque nunca leu Lobato. Li e reli diversas vezes.
7 - Crônicas marcianas, de Ray Bradbury - Ficção científica poética. A narrativa de Bradbury parece ter sido tecida com ouro. Se não bastasse, os contos que formam esse romance têm ótimos finais.
8 - Admirável mundo novo, de Adous Huxley - mais um livro que influenciou minha visão política. Não adianta ser feliz, se você não é livre.
9 - Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, de Jean Jacques Rousseau - Rousseau não é só um dos grandes filósofos da humanidade, é também um ótimo escritor, que mostrou a importância da imaginação. Aprendi a argumentar lendo esse livro.
10 - Cognição, ciência e vida cotidiana, de Humberto Maturana - Mostra, com comprovação científica, que não existe realidade sem observador. Tem a ver com o taoismo.

Sem comentários: