domingo, março 08, 2009

Igreja Católica e a coerência histórica

Como essa semana foi muito corrida, não tive tempo de comentar dois fatos que chocaram o Brasil.
O primeiro deles foi a menina de nove anos, violentada pelo padastro, grávida de gêmeos. Como não tem o aparelho reprodutivo totalmente formado, a menina (que tem apenas 33 quilos) precisou passar por um aborto, pois a gravidez colocava em risco sua vida.

O segundo fato que chocou o Brasil foi a declaração do arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, que não só condenou o aborto, como excomunhou todos os envolvidos: mãe da menina, médicos, integrantes de uma ONG que deu assistência à menina...
É uma inversão de valores: ao invés de excomungar o estuprador, a Igreja Católica excomunga as pessoas que estão dando assistência à vítima! E faz isso por nada: se a gravidez continuasse, muito provavelmente a menina morreria, assim como os bebês. Com o procedimento, salva-se pelo menos a garota.
Pelo menos a Igreja Católica está sendo coerente: vale lembrar que os padres envolvidos em pedofilia também não foram excomungados e muitos ainda continuaram exercendo suas funções.
Leia aqui um interessante texto sobre a inquisição.

5 comentários:

Lilian disse...

Disse tudo. É uma completa e absurda inversão de valores. Mas bem coerente com as atitudes da igreja. Infelizmente.

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

A minha mulher diz que, se fosse alguns anos antes, eu já estaria sendo queimado só por causa desse comentário.

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

A minha mulher diz que, se fosse alguns anos antes, eu já estaria sendo queimado só por causa desse comentário.

Anónimo disse...

Bom vc tem razão sobre a Igreja, deveria estar mais preocupada em apurar e punir a violencia q acontece entre seus intergrantes doq está se metendo na vida da população. Mas fico pensando em tudo isso que essa criança passou, na dor da violência e depois na dor do aborto, e me pergunto quando as outoridades vão tomar alguma providência para diminuir esses casos. E acho q começa por uma politica de proteção a vitima para incentivar as denuncias, passando por um estudo sobre essas pesseas q cometem esse tipo de violência, pq não acredito q essas pessoas mereçam continuar vivas ou em liberdade, pq quqndo saem da prisão(isso quando são presos) acabam fazendo a mesma coisa. Sou leiga no assunto mas acredito q isso seja uma especie de disturbio e esse tipo de gente nao pode viver em sociedade.

Stella disse...

Olá Gian,
A posição da Igreja Católica é defender a vida dos que não podem falar por si. A menina brasileira de 9 anos viveu duas tragédias: estupro e aborto. Uma outra menina de 9 anos na mesma situação levou a gravidez a termo e teve um bebê saudável, em Lima, sendo apoiada em todas as fases pelas autoridades peruanas. No caso da brasileirinha, sendo gêmeos, bastava ter antecipado o parto.

Estamos em temporada aberta de caça aos embriões humanos. Você já leu alguma coisa sobre o dr. Bernard Nathanson, médico americano que foi responsável por 75.000 abortos? Vale a pena ler o que ele escreveu sobre os métodos de convencimento da população em campanhas pelos jornais.
um abraço,
s.