sábado, junho 20, 2009

Um novo jornalismo


O jornalismo está vivendo uma encruzilhada. Com a concorrência de blogs, twitter, com a decisão do STF... ou o jornalismo se reiventa, ou sei não... O jornalismo que se aprende na academia é o da teoria do espelho, criada no início do século XX, quando se achava que a objetividade da observação científica era possível. Antes da física quântica. Antes do princípio da incerteza do Heinseberg (se eu observo uma particula subatômica, a minha simples observação muda ou a posição ou a velocidade dessa particula - ou seja, toda observação está dentro de um contexto e o simples fato de observarmos pode mudar esse contexto).
Não adianta muito colocar computadores nas faculdades se o que se ensina em redação jornalística e outras disciplinas semelhantes é a visão do início do século XX. Muitos saem da academia sem terem visto sequer as propostas discordantes mais tradicionais do jornalismo, como o novo jornalismo e o gonzo.
Enquanto isso, os blogueiros, que nunca tiveram compromisso com essa imagem rígida do fazer jornalístico, estão reiventando a imprensa.
Uma das primeiras coisas a serem feitas para a mudança do curso é a introdução da disciplina teoria do jornalismo, que serve justamente para discutir essas questões.

1 comentário:

Dulcivania Freitas disse...

Professor, infelizmente há tantos jornalistas desdenhando da importância de se discutir e pensarmos um novo jornalismo (inclusive a técnica), este novo que já está aí na cara, pra quem não tem preguiça de enxergar e encarar.
abraço!