Fomos assistir Os fantasmas de Scrooge, novo filme de Robert Zemeckis (Contato) baseado na obra Conto de Natal, de Charles Dickens. A história original é muito boa, comovente, sobre um homem sovina que não consegue se tornar humano nem mesmo na época do natal e que recebe a visita de três fantasmas que mudarão sua vida.
A adaptação de Zemeckis é boa, mas peca justamente onde não devia pecar. Em Contato, ele trabalhava com os efeitos especiais de modo que nem se via que eles existiam e mostrava que, para serem bons, os efeitos especiais não devem aparecer, eles devem estar integrados na história. Em Os fantasmas... Zemeckis erra justamente nisso. Há várias sequências que não contribuem para a história e parece até mesmo sem sentido, como aquela em que o velho é perseguido por uma carruagem negra. Como odeio efeito especial que não contribui para a história, quase dormi nessa hora...
De resto, o filme seria bom, não fossem por duas coisas.
A primeira era o som, tão alto que deformava a fala dos personagens. Quando o segundo fantasma começava a rir, eu torcia para ele parar, pois faltava arrebentar os tímpanos. Eu não sei porque, aqui em Macapá, acham que, se o som não estiver bom, basta aumentar, como se isso não piorasse mais ainda as coisas.
A outra era um cara atrás de mim, cujo celular ficava tocando o tempo todo. Ele não atendia, mas também não desligava. Simplesmente deixava tocar.
Ou seja: não era só na tela que tinha fantasmas... A diferença é que os fantasmas da tela eram educados e queriam ajudar. Já os da platéia...
1 comentário:
Caro Professor. Gostaria que o senhor escrevesse em seu blog a história do Marechal Rommel. As dúvidas sobre sua vida são enormes, por exemplo... Ele foi um grande comandante ou apenas fantasia da excelente propaganda nazista? Ele realmente afirmou que o desembarque aliado seria na Normandia, ao invez de em Passo de Calais,como acreditava Hitler? Winston Churchill, em 1942, parabenizou Rommel, perante a camara dos comuns? Ouvi comentários dizendo que ele foi um grande general, mal aproveitado pelo Alto-Comando. Afinal, gostaria de saber a verdadeira história desse personagem.
Enviar um comentário