domingo, junho 20, 2010

Uma resenha do meu livro cultura pop

Publicado no site Shvoong:

A cultura pop é um dos temas mais pertinentes nos dias contemporâneos, apesar de sua gênese já se perder em algum lugar do século XIX e que engendrou novas possibilidades em nosso século XXI. Principalmente com relação às artes cênicas, gráficas e pictóricas.

E é justamente com o Teatro, o Cinema, a Literatura, os Quadrinhos, entre outras inúmeras formas midiáticas, que se destacam autores e obras que trabalham uma mensagem vanguardista, do Pop Art, de suas cabeças pensantes para o nosso prazer de conhecer novos mundos. Gian Danton é uma dessas pessoas que certamente deram esse salto. Em seu livro "Cultura Pop", encontrado no Virtualbooks, Gian Danton, pseudônimo de Ivan Carlo Andrade de Oliveira, analisa temas polêmicos como "antropofagia cultural" e semiótica. Tais pontos de vista se apresentam numa singular reflexão acerca das capacidades humanas (ou seriam inumanas?) de transpor os limites do academicismo das artes, em função dessa humana racionalidade a que Nietzsche se referiu, de entronizarmos uma nova idéia no reino do pensamento enquanto depomos outra, num incessante vir-a-ser do exercício da vontade.

Aliás, dessa análise antopófago-culturalista, reconhecemos a riqueza de nossa mistura nas artes e costumes, de uma visão quase insana( diria Nietzsche) de ritmos, valores e percepções. A que Danton denominou de uma semiologia da imagem, quando cita o caso da capa de um disco de Tom Zé. E assim, dessa maneira de representar a imagem do que não é permitido, de uma maneira criativa. Mas o apetite desse antropófago das letras, desse grande animal ruminante das idéias, ainda tem a fôlego para tratar de Marshal Mc Luhan, Stan Lee e Walt Disney, num capítulo em que ele estuda a construção de nosso cosmo: a Megalópole da Informação. A única coisa que não agrada é que o livro conta com apenas umas 30 páginas.

Mas é baixar para ver. Boa Leitura!
Clique aqui para baixar o livro. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bom. Queria ler algo mais concreto e abrangente, do que já foi colocado aqui, sobre a Industria Cultural. Tá aí a oportunidade!
Leitura obrigatória!

Abraços!

Paulo F.