sexta-feira, novembro 09, 2012

Morreu Adilson Orikassa


O desenhista curitiba Adilson Orikassa morreu no dia 3 de novembro de problemas cardiácos agravados por uma infecção hospitalar. Ele era formado pela FAP- Faculdade de Artes do PR; em Artes Plásticas, turma de 1996 e ministra os cursos de desenhos Artísticos no Sesc Centro desde 1997 e no Sesc Água Verde desde 2002. 
O amigo Antonio Eder escreveu sobre ele no Facebook:  "foi um gigantesco desenhista, um dos poucos que conheci que dominava a técnica de esferográfia; um ótimo professor de desenho, caricatura e HQ que influenciou muita gente aqui em Curitiba e uma das mais doces almas que conheci".
Eu conheci o Adilson quando morava em Curitiba. Era um colaborador habitual dos fanzines dele. Era uma das pessoas mais humildes que já conheci. Vinha pedir um texto ou um roteiro, mas sempre com muito medo de "estar incomodando". Eu respondia: "Tranquilo. Pode deixar que vou produzir um texto para você". E ele: "Mas não vou incomodar? Tem certeza de que você vai ter tempo de escrever?". 
E era um desenhista fantástico. Como disse o Antonio, ele usava caneta BIC para fazer desenhos hiper-realistas, uma técnica que impressionava. 
Adilson deve estar a essa hora desenhando suas belas figuras no céu e perguntando para São Pedro se não está incomodando. 
Vai deixar saudades. 

2 comentários:

  1. Tive a honra de ser aluno do Orikassa, coisa de 10 anos atrás. Confesso que ele marcou muito a minha vida, um exemplo de pessoa. Volta e meia ia visitá-lo, para pelo menos dar um oi. Vou sentir muita falta das risadas e das conversas com ele. Obrigado pela homenagem, você tem minha eterna gratidão.

    ResponderEliminar
  2. Tive a honra de ser aluno do Orikassa, coisa de 10 anos atrás. Confesso que ele marcou muito a minha vida, um exemplo de pessoa. Volta e meia ia visitá-lo, para pelo menos dar um oi. Vou sentir muita falta das risadas e das conversas com ele. Obrigado pela homenagem, você tem minha eterna gratidão.

    ResponderEliminar