terça-feira, janeiro 22, 2013

Imprensa Alternativa no ABC - a história contada pelos independentes


A imprensa alternativa já teve seu período de esplendor e resistência, quando se constituía no espaço relativamente livre para a expressão do pensamento e para a oposição à ditadura militar nas décadas de 1960 a 1980. Com o tempo, a abertura política, o pluripartidarismo, a atomização das forças políticas, esse gênero de imprensa foi sumindo, frente à retomada com força da imprensa “massiva”.
Não apenas as grandes cidades do eixo cultural do país viram surgir jornais, revistas e livros alternativos ou independentes. As cidades periféricas, seja do próprio Sudeste, seja de outras regiões, também tiveram uma boa produção desses impressos, quase sempre bancados pelos próprios autores e editores, com pequena tiragem e produção artesanal.
Para resgatar parte dessa importante e quase esquecida imprensa foi lançado em dezembro de 2008, com o apoio do Fundo de Cultura da Prefeitura de Santo André, estado de São Paulo, o livro Imprensa Alternativa no ABC – a história contada pelos independentes. Como realça Olga Defavari, autora da obra, “nessas publicações estão aspectos curiosos não publicados pelos veículos oficiais”.
A obra é o resultado de uma pesquisa no núcleo Memórias do ABC, da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), que visa resgatar aspectos importantes da história local. O livro aborda 25 publicações produzidas nas cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano do Sul, com a reprodução de fotos, depoimentos e textos retirados dos próprios alternativos.
Entusiasmada com o resultado de seu trabalho, Olga mantém um blog que divulga os lançamentos e eventos de interesse da cultura alternativa, além de edições de fanzines, revistas e jornais que fizeram parte de sua pesquisa, mas que, por uma questão de espaço, não puderam entrar no livro.
Visitem o blog no endereço (http://imprensaalternativanoabc.blogspot.com.br). O livro pode ser adquirido com a autora ou pela Marca de Fantasia (www.marcadefantasia.com) por R$15,00, com postagem inclusa.
Henrique Magalhães

SERVIÇO
Imprensa alternativa no ABC: a história contada pelos independentes
Olga Defavari
Santo André, SP: Ed. Do autor, 2008, 144p. 14x21cm. R$15,00.

Sem comentários: