Segundo a definição de Philiph Kotler, produto é
tudo aquilo que satisfaz a necessidade do cliente. Uma pedra não é produto, mas
a partir do momento em que alguém precisa de pedras (por exemplo, para uma
construção) e alguém se habilita a retirar essa pedra e a entregar na casa do
freguês, ela se tornou um produto.
Isso significa que, onde quer que exista uma
necessidade, há uma oportunidade para a empresa atenta. Grandes empresas têm se
destacado por conseguir vislumbrar oportunidades onde ninguém mais as via.
Há uma história sobre uma empresa de sapatos que
pretendia exportar seus produtos para a África e enviou dois vendedores para
verificarem o mercado local. Ao final de um determinado período, um deles
ligou: “Chefe, cancele tudo. Não vai ser possível exportar sapatos para a
África. Aqui ninguém usa sapatos!”. Pouco depois, o outro vendedor ligou:
“Chefe, aumente a produção. Aqui ninguém usa sapatos, pois ninguém oferece o
produto. Todo mundo vai querer e não vamos ter concorrência!”
Onde um vendedor viu
risco, o outro viu oportunidade. De fato, o questão das pessoas não saberem que
existe um produto não significa que elas não sintam necessidade dele. Os
africanos da história não sabem os benefícios que sapatos confortáveis trazem
e, assim que souberem, ficarão doidos para ter seu próprio par. Situações
semelhantes já aconteceram no Brasil com o sabão em pó e o fio dental, produtos
que não eram usados no país.
Sem comentários:
Enviar um comentário