quinta-feira, dezembro 22, 2016

Propaganda Trabalha com Símbolos

A reação dos consumidores frente aos produtos não é apenas racional, mas também irracional e motivada por razões emocionais e nitidamente influenciada pelo que os produtos representam. Tudo que se adquire diz algo sobre o indivíduo. Os marketeiros, sabendo disso, aproveitam-se do potencial simbólico de seus produtos para alavancar as vendas. Dessa forma, vende-se menos o produto em si e mais o que ele representa. Assim, roupas vendem atitude, da mesma forma como um par de tênis de R$ 500 vende status. Durante anos, a Coca-Cola se vendeu por meio do saudosismo.


Do ponto de vista do consumidor, a propaganda deve considerar o significado, ou seja, quais atributos o consumidor associa ao produto. Deve-se levar em consideração também a personalidade do produto. Isso significa que os consumidores dão características humanas a eles. Por exemplo, o Gol é confiável, o Ford K é feminino. Essa imagem deve refletir o posicionamento. Pense: qual posição o seu produto ocupa na mente dos consumidores? O posicionamento é uma ou duas palavras-chaves que o consumidor usa para definir o produto. Sem ele, o ponto de referência é perdido, assim como a venda.

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