Antigamente,
bastava ter um bom produto a um bom preço para vender bem. Hoje, com a grande
concorrência, é necessário segurar o consumidor, até porque o preço para manter
um cliente é cinco vezes menor que o custo para conquistar clientes novos. Para
isso, é necessário criar um bom relacionamento não só com quem compra seu
produto, mas também com a comunidade a sociedade de modo geral. Não é à toa que
a responsabilidade social tem sido a palavra da moda.
Um
reflexo disso é o Festival Internacional de Publicidade de
Cannes, que premia as melhores campanhas publicitárias do mundo. No ano de
2009, todas as campanhas premiadas tinham alguma preocupação social.
O
fotógrafo e publicitário Olivero Toscani, responsável pelas campanhas da Benetton,
defende que o marketing deve expressar uma mensagem social. Sua campanha contra
o racismo foi proibida na África do Sul na época do Apartheid e chamou atenção
para a situação dos negros nesse país. Ao mesmo tempo em que essa campanha
gerou um buzz marketing para a marca Benetton, ela também chamou atenção da
comunidade internacional para a questão do racismo. Em 2008, trabalhando para a
No-l-ita, ele fez uma campanha para alertar contra os perigos da anorexia. Dois
outdoors com fotos de uma modelo anoréxica foram colocados em várias cidades
italianas, gerando uma grande polêmica e chamando atenção da imprensa. A modelo
deu várias entrevistas falando sobre como a indústria da moda acaba provocando
essa doença em muitas meninas que sonham em ser como as modelos.
O
sucesso de tais ações mostram que, hoje, relacionamento é tão ou mais
importante que o produto que está sendo vendido.
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