quarta-feira, dezembro 28, 2016

Relacionamento é isso aí

            Antigamente, bastava ter um bom produto a um bom preço para vender bem. Hoje, com a grande concorrência, é necessário segurar o consumidor, até porque o preço para manter um cliente é cinco vezes menor que o custo para conquistar clientes novos. Para isso, é necessário criar um bom relacionamento não só com quem compra seu produto, mas também com a comunidade a sociedade de modo geral. Não é à toa que a responsabilidade social tem sido a palavra da moda.
            Um reflexo disso é o Festival Internacional de Publicidade de Cannes, que premia as melhores campanhas publicitárias do mundo. No ano de 2009, todas as campanhas premiadas tinham alguma preocupação social.
            O fotógrafo e publicitário Olivero Toscani, responsável pelas campanhas da Benetton, defende que o marketing deve expressar uma mensagem social. Sua campanha contra o racismo foi proibida na África do Sul na época do Apartheid e chamou atenção para a situação dos negros nesse país. Ao mesmo tempo em que essa campanha gerou um buzz marketing para a marca Benetton, ela também chamou atenção da comunidade internacional para a questão do racismo. Em 2008, trabalhando para a No-l-ita, ele fez uma campanha para alertar contra os perigos da anorexia. Dois outdoors com fotos de uma modelo anoréxica foram colocados em várias cidades italianas, gerando uma grande polêmica e chamando atenção da imprensa. A modelo deu várias entrevistas falando sobre como a indústria da moda acaba provocando essa doença em muitas meninas que sonham em ser como as modelos.

            O sucesso de tais ações mostram que, hoje, relacionamento é tão ou mais importante que o produto que está sendo vendido. 

Sem comentários:

Enviar um comentário