sexta-feira, março 31, 2017

O que era a Blitzkrieg?

Blitzkrieg é um termo alemão que significa guerra-relâmpago, também traduzida como guerra total. Era uma tática usada pelas tropas germânicas na II Guerra que conseguiu incríveis resultados, dando a entender mesmo que os nazistas eram invencíveis.
Essencialmente essa técnica consistia numa guerra rápida para que os inimigos não tivessem tempo de reorganizar a defesa.
O Blitzkrieg baseava-se em três elementos: a surpresa, a rapidez de ataque e a brutalidade. Além disso, essa técnica utilizava, pela primeira vez, a ação coordenada de aviação, infantaria e blindados. Os três avançavam, perfurando as linhas inimigas em um ponto de ruptura. O exército inimigo era então cercado e isolado, suas comunicações interrompidas (o que dificultava a tomada de decisões e a transmissão de ordens), enquanto o restante das tropas continuavam seu avanço no campo inimigo.  O atrito com as tropas inimigas era evitado a todo custo.
O arquitecto desta estratégia militar foi o general Erich von Manstein, mas a estratégia foi aperfeiçoada pelo general alemão Heinz Guderian no final de década de 1930.

Foi graças a essa técnica que a Alemanha conseguiu vitórias espetaculares na primeira fase da II Guerra Mundial. Tanto na Alemanha quanto na França colunas maciças de blinddos romperam através das estáticas linha inimigas e avançaram rapidamente no coração do território inimigo, enquanto a Luftwaffe destruía as linhas de comunicação, os aviões inimigos e as indústrias-chave. 

Sem comentários:

Enviar um comentário