quarta-feira, março 29, 2017

Por que Hitler fez um acordo com a Rússia?

Os nazistas sempre foram inimigos ferrenhos dos comunistas. Além disso, Hitler considerava os eslavos um raça inferior e via na imensa Rússia uma fonte inesgotável de recursos naturais. Então o acordo dele com Stalin pegou a todos de surpresa e muitos se perguntaram o que estava acontecendo.
Na verdade, Hitler queria neutralizar a URSS enquanto expandia seu território e aumentava seu próprio poder, preparando caminho para uma futura invasão em território russo. Por enquanto, a prioridade era a Polônia e nesse momento a diplomacia valeria mais que as armas. Para negociar, Hitler encontrou a figura ideal no negociante de vinhos Joachin von Ribbentrop, um homem viajado, que sabia várias línguas e tinha grande lealdade ao fuhrer.

Pelo acordo, os dois países não só declaravam não atacar um ao outro, como ainda dividiam a Polônia. A alemanha ficaria com a parte oeste, de 127 mil quilômetros, contendo a maioria das indústrias do país, e os russos ficariam com a parte leste, de 123 mil quilômetros, contendo a maior parte das reservas de petróleo. 

Sem comentários: