sexta-feira, abril 14, 2017

Quem pediu para os americanos criarem a bomba nuclear?

Esse pedido foi feito pelo físico judeu Albert Einstein. Ele escreveu uma carta para o presidente Franklin Roosevelt alertando para a possibilidade dos nazistas estarem desenvolvendo tecnologia atômica. O cientista pediu para o governo dos EUA ficar atento e intensificar as pesquisas nessa área.
O presidente resolveu criar a bomba atômica antes dos nazistas e para isso reuniu alguns dos seus melhores cientistas no projeto Mahattan, investindo 20 milhões de dólares na pesquisa.
O resultado disso deixou aterrorizado o mundo com as explosões atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945, matando 120 mil pessoas com o uso de apenas uma avião.
A ironia disso é que a construção da bomba atômica só foi possível graças ao trabalho de cientistas judeus que haviam ido para os EUA fugindo do nazismo. O próprio Einstein era judeu. Se tivesse contado com esses talentos, os nazistas provavelmente conseguiriam desenvolver a bomba antes dos aliados.

Einstein se arrependeu do pedido, pois informações vindas da Alemanha, após o seu pedido, mostravam que os nazistas estavam muito longe de construir a bomba. Muitos cientistas criticaram o projeto, mas mesmo assim ele continuou até seu final.

Sem comentários: