quarta-feira, maio 24, 2017

O que foi a batalha de Stalingrado?

Foi a tentativa alemã de tomar a cidade industrial de Stalingrado, chamada assim em homenagem ao ditador russo.
O ataque começou no dia 19 de agosto de 1942. Era uma disputa não só por uma cidade, mas por um símbolo, já que o local levava o nome de Stalin. Tomá-la seria um ato simbólico. Assim, Stalin deu ordem para que a cidade fosse defendida a todo custo.
Com a sua superioridade tecnológica, os alemães dominaram boa parte da cidade. Depósitos de combustível explodiam como fogos de artifício e muitos derramavam seu líquido no rio Volga, queimando navios e barcos. O sistema de comunicação e o depósito de água da cidade foram atingidos, de modo que os bombeiros podiam apenas assistir o incêndio dos prédios, limitando-se a auxiliar as vítimas. Mas os russos resistiram em uma guerra urbana, entricheirando-se nos prédios da cidade. A seu lado, tinham o “general inverno” se aproximando.
 O general Tchicov percebeu que a Luftwaffe tinha papel fundamental no modo de guerra nazista e, para neutralizá-la, decidiu iniciar uma guerra em que os russos deveriam aproximar-se dos alemães e fazê-los lutar por cada centímetro de terreno. A proximidade dos dois exército tornava impossível a ação dos aviões alemães.

Com a chegada do inverno a sorte soprou a favor dos russos, que recebiam reforços de tropas descansadas. 

Sem comentários: