Entretanto,
como os preços não são estáticos, podem variar de acordo com a percepção de
mercado do profissional. Algumas maneiras de criar essa variação:
Preços promocionais: redução de preço planejada, em curto prazo, visando a aquecer as
vendas de determinado produto.
Preços por segmentos diferentes: descontos para uma determinada faixa etária ou
classe de trabalhadores/estudantes. Exemplos: desconto em cinemas, teatros,
transporte para idosos e estudantes.
Preços por regiões geográficas: dependendo da localização, os preços variam de
produto para produto, devido a taxas, custos de transporte etc.
Preços por volume de compra: o famoso “leve 3 pague 2” . Pode ser feito em pacotes
promocionais ou mesmo criados pelo ponto de venda a fim de aumentar a saída do
produto.
Preço por sazonalidade: em determinada época do ano há redução de preços com
o intuito de atrair consumidores. Um bom exemplo são cidades turísticas. Nelas,
os hotéis costumam baixar os preços na baixa temporada e os elevam na alta temporada.
Isso também ocorre com agasalhos, moda praia e frutas de época.
Concessão para promoções de vendas: são acordos feitos entre o ponto de venda e o
fabricante. Dessa forma é dado um desconto especial ao revendedor, visando a uma
melhor exposição do produto desejado.
Descontos para pagamentos: é o conhecido abatimento do valor à vista. É também
dado como forma de estimular o consumidor a comprar um produto ainda não
disponível. Seria a pré-venda.
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