Todo trabalho começa com
um questionamento, uma pergunta que deve ser respondida. De acordo com Köche , um problema inteligente é aquele que contem uma possível
resposta e delimita a pesquisa, além de relacionar duas ou mais variáveis: “Um
problema de investigação delimitado expressa a possível relação que possa haver
entre, no mínimo, duas variáveis conhecidas. Deve ser uma pergunta inteligente,
isto é, que indique os possíveis caminhos que devem ser seguidos pelo
investigador”.
Assim, o problema abaixo
não é uma pergunta inteligente:
Qual o impacto das novas
tecnologias sobre o comportamento das pessoas?
O
que há de errado com ele? Primeiro, ele não delimita a pesquisa, segundo ele
não faz relação entre variáveis. O mesmo problema poderia ser melhor expresso
da seguinte maneira:
O uso do computador torna
as pessoas mais solitárias?
Formulado assim, o
problema nos dá uma idéia de como deveremos fazer a nossa pesquisa e até a
respeito da metodologia necessária para responder a essa pergunta. Ele
estabelece uma relação entre uma variável independente (uso do computador) e
uma variável dependente (aumento de solidão).
A problemática deve ser elaborada de forma clara e precisa.
Um outro exemplo:
Qual a causa do grande número de assassinatos com armas
brancas em Macapá?
A problemática acima, embora seja uma pergunta, não cumpre a
função de delimitar a pesquisa e indicar uma relação entre variáveis.
O mesmo problema seria melhor descrito da seguinte maneira:
O grande número de assassinatos com armas brancas em Macapá
é provocado pelo uso abusivo de bebidas alcoólicas?
Redigida assim, o problema dá ao pesquisador uma boa noção
de como fazer a pesquisa. Ele deverá procurar uma relação entre os assassinatos
com arma branca (variável dependente) e o consumo abusivo de bebidas alcoólicas
(variável independente).
Segundo Rudio (2002, p. 94), o problema deve apresentar três
qualidades fundamentais: a) enunciar uma questão cuja melhor solução seja uma
pesquisa; b) apresentar uma questão que possa ser resolvida através de
processos científicos; c) ser factível com relação à capacidade de pesquisa do
investigador.
Assim, indagar quantos dias tem o ano não é um problema científico,
pois a resposta é conhecida e não é necessário pesquisar para descobri-la.
Da mesma forma, questões que não possam ser resolvidas cientificamente
não servem. Por exemplo: qual é a cor das asas dos anjos? Até o momento, a
ciência não desenvolveu instrumentos que permitam descobrir a resposta para
essa pergunta. Esse, portanto, não é um problema científico.
Quanto ao item c, muitas vezes os alunos escolhem um problemática
que demanda grandes recursos ou toda uma equipe. Exemplo: “O papel da mulher
sofreu alterações na literatura de todos os países do mundo na virada do século
XIX para o século XX?”. Uma problemática dessas é impossível de ser realizada
por um único pesquisador. Semelhante tema poderia ser melhor formulado da
seguinte maneira: “O papel da mulher sofreu alterações significativas na
literatura brasileira durante a virada do século XIX para o século XX?”.
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