Em um texto científico, cada palavra-chave deve ter um
sentido único e indistinto e, deve ser usada com esse sentido durante todo o
trabalho. É por essa razão que quase todos os trabalhos na área de ciências
sociais sempre iniciam com definição de termos. Se a sua monografia é sobre o
uso da teoria das inteligências múltiplas na escola, na parte inicial do
trabalho você deverá explicar o que significa “inteligências múltiplas”.
O contrário da linguagem unívoca é a linguagem plurívoca,
típica da poesia, que permite várias interpretações. Às vezes, a linguagem
plurívoca pode aparecer em uma frase mal construída. Veja o exemplo:
Os tetos que não são pintados freqüentemente oxidam. (FEITOSA,
1991, p. 135)
O que o autor quer dizer? Que os tetos que não são freqüentemente
pintados oxidam ou que os tetos que não são pintados oxidam
freqüentemente?
Embora pareça só um jogo de palavras, o significado muda,
pois a primeira interpretação diz que os tetos devem ser pintados freqüentemente
para não oxidarem. A segunda interpretação dá conta que basta pintar uma vez
para que não haja oxidação.
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