domingo, janeiro 20, 2019

Principais itens do projeto de pesquisa


PRINCIPAIS ITENS DO PROJETO DE PESQUISA

Tema/ Delimitação do tema
Escolha um tema pelo qual tenha predileção. Antes de fechar esse item, verifique se é possível desenvolver o tema no tempo proposto. Delimite o tema utilizando a situação, o tempo e o espaço.
Problema
É a pergunta que o trabalho deve responder. Normalmente apresenta uma relação entre duas variáveis. Deve delimitar a pesquisa, ser elaborado de forma clara e precisa e ser passível de investigação científica.
Hipótese
É a resposta ao problema. Deve abordar as mesmas variáveis do problema. Deve também ser falseável, específica, clara, simples e econômica.
Justificativa
Deve dizer porque a pesquisa é importante. Comece com uma abordagem geral sobre o tema, depois especifique no que a sua pesquisa irá contribuir para a compreensão do mesmo. Se a sua pesquisa tiver resultados sociais importantes, esclareça isso na justificativa.
Objetivo
Deve se dizer o que se pretende com o trabalho. Está diretamente relacionado ao problema. Alguns verbos utilizados no objetivo: avaliar, analisar, relacionar, identificar, comparar... Evite verbos que expressem preconceito, como provar e demonstrar.

Metodologia
Deve especificar como será feita a pesquisa. Qual o método lógico (indução ou dedução), que tipo de pesquisa (bibliográfica, descritiva, experimental, quantitativa, qualitativa) e que técnica será usada.
Cronograma
Deve ser feito na forma de quadro, com as atividades seguidas das datas previstas para realização das mesmas. Lembrar de reservar no cronograma um período para revisão do texto.
Revisão de literatura
É um texto com citações que faz uma revisão do que já foi escrito sobre o assunto. Deve deixar claro de quem são as idéias ou dados apresentados. Expressões que normalmente são usadas na revisão de literatura: segundo..., de acordo com..., ... argumenta,  ... defende.   

 

Sem comentários: