sábado, março 30, 2019

Paulo Coelho descreve tortura sofrida durante regime militar.

Jamil Chade
29/03/2019 23h54

GENEBRA – "Vocês acham que eu tenho medo de choque? Vocês acham que tenho medo de dor? Pois não se preocupem – eu vou torturar a mim mesmo". O trecho faz parte do livro Hippie. Mas a frase e a cena ocorreram de fato com seu autor, Paulo Coelho.
Na iminência de ser torturado por agentes brasileiros, o escritor conta em seu livro como reagiu ao ver que seria alvo de choques elétricos. Com as unhas, arrancava de si mesmo pele e sangue.
Paulo Coelho, nesta semana, voltou a falar sobre seu caso, num artigo escrito para o Washington Post e mandou seu recado ao governo brasileiro. "São essas décadas de chumbo que o Presidente – depois de mencionar no Congresso um dos piores torturadores como seu ídolo – quer festejar nesse dia 31 de março", alertou.
Segundo ele, em 28 de maio de 1974, um grupo de homens armados invade seu apartamento. "Começam a revirar gavetas e armários – não sei o que estão procurando, sou apenas um compositor de rock", diz. "Um deles, mais gentil, pede que os acompanhe "apenas para esclarecer algumas coisas". O vizinho vê tudo aquilo e avisa minha família, que entra em desespero. Todo mundo sabia o que o Brasil vivia naquele momento, mesmo que nada fosse publicado nos jornais", escreveu. Leia mais

Sem comentários: