O briefing é uma descrição geral da situação da empresa, do mercado e dos concorrentes. É uma grande bobagem fazer uma estratégia de promoção para uma empresa antes de ter um bom diagnóstico desses itens. Um bom briefing deve analisar os pontos fortes e fracos da empresa. Deve analisar também o tamanho e a tendência do mercado.
Em agências pequenas, o próprio publicitário faz o briefing, mas é uma situação incomum e provavelmente pouco aconselhável, já que a experiência tem demonstrado que a boa relação com os clientes não é exatamente uma característica da equipe criativa. Na maioria das agências, fazer o briefing é uma obrigação do contato, que faz parte do setor comercial.
Algumas perguntas que devem ser respondidas pelo briefing:
- Quais os pontos fortes e fracos do produto?
- O que difere o produto dos seus concorrentes?
- Quem são os concorrentes?
- Qual a estratégia de comunicação atual da empresa?
- Qual a estratégia de comunicação do concorrente?
- Qual das duas estratégias tem funcionado melhor?
- Qual o objetivo da campanha?
- Quem é o público-alvo? Quais são os seus hábitos? Qual a sua classe econômica? Onde ele vive?
- O que o público-alvo espera do produto?
- Qual a imagem que o público-alvo tem do produto? E do concorrente?
- Qual é o padrão estético do público-alvo?
- Quanto o cliente tem para investir?
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