O slogan é uma frase curta que identifica e apresenta as qualidades de um determinado produto ou empresa. É extremamente útil como propaganda. Alguns tornaram-se tão poderosos que entraram para a linguagem popular. É o caso do “Não é uma Brastemp”, usado normalmente para designar coisas e até pessoas com pouca qualidade. Outro exemplo é o slogan “Mil e uma utilidades” do Bombril, que caiu no gosto popular.
Uma dica para fazer o slogan é usar o mínimo de palavras – um ótimo slogan deve ser sintético. Prova disso é o “Sempre Coca-Cola”. A rima ajuda a fixar a frase na mente do consumidor (“Se a marca é Cica, bons produtos indica”), mas tem sido substituída pela aliteração, que consiste na repetição de fonemas, geralmente no início das palavras. É um ótimo recurso de memorização. Exemplo: “Viaje bem, viaje Vasp”. A aliteração está na letra V. O anúncio da Caixa Econômica Federal, usando aliteração, ficou muito famoso e é lembrado até hoje: “Vem pra Caixa você também... vem!”.
Além do slogan, podem ser usados outros elementos, como jingles e mascotes.
Sem comentários:
Enviar um comentário