Corra, Lola, corra é um
filme alemão dirigido por Tom Tykwer cujo roteiro é todo construído a partir de
conceitos da teoria do caos.
O princípio básico da
teoria do caos é a dependência sensível das condições iniciais. Ou seja,
pequenas alterações no início de um processo podem provocar grandes alterações
lá na frente. A história é toda construída, nos mínimos detalhes a partir desse
conceito.
No filme, Lola entra em uma
loja para comprar cigarros e tem sua motoneta roubada. Isso faz com que ela se
atrase para um encontro com o namorado, que está transportando dinheiro de um
traficante. Esse atraso faz com que ele decida pegar o metrô, onde acaba
esquecendo o saco com o dinheiro, que é roubado por um mendigo.
Agora Lola tem 20 minutos
para conseguir 100 mil marcos antes que o namorado seja morto. A trama
acompanha a correria da personagem tentando resolver a situação: ela quase é
atropelada, passa por diversas pessoas (e vemos em flashs como será o futuro de
cada uma dessas pessoas).
O plano não dá certo e o
filme volta ao início, ao momento em que Lola está recebendo a ligação do
namorado.
Esse roteiro em looping
permite observar como pequenas alterações vão provocando mudanças: é a mulher
que, na versão anterior iria enveredar pela bebedeira e perder o filho e agora
ganha na loteria e se torna rica, é o homem que bateu o carro na primeira
versão e não bate... a corrida de Lola agora vai provocando alterações por onde
passa como se ela fosse um efeito borboleta.
Há um outro filme sobre o
assunto, com o título óbvio de Efeito borboleta, mas Corra Lola é muito mais
interessante pela complexidade da trama e por mostrar como as alterações vão
ocorrendo em diversas escalas (no filme Efeito borboleta as alterações ocorrem de
maneira limitada, geralmente centradas no protagonista).
Além disso, a linguagem do
filme é caótica, com corte rápidos, misturando cenas live action com animações,
flashs fotográficos até jogos eletrônicos.
Corra Lola é um dos
melhores exemplos de como teorias científicas podem ser usadas como base para
filmes.
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