quinta-feira, junho 18, 2020

Piracy - a revista que inspirou Watchmen


Piracy foi uma revista publicada pela editora EC em meados da década de 1950. Efêmera, durou apenas sete números, mas marcou época e influenciou Alan Moore a escrever Contos do Cargueiro Negro, o gibi que o garoto lê na banca de revista em Watchmen. No universo de Watchmen, as revistas em quadrinhos não sofreram perseguição na década de 1950 e a revista de Piratas da EC foi um sucesso, levando a DC a lançar uma publicação concorrente.
A lista de desenhistas que colaborou com a Piracy é impressionante: Wally Wood, Bernard Krigstein, George Evans, Jack Davis. Curiosamente, Joe Orlando, que é mostrado nos anexos de Watchmen como uma das grandes estrelas da Piracy e primeiro desenhista da Contos do Cargueiro Negro, não participou da publicação real.
Se os desenhos eram simplesmente os melhores, os roteiros não decepcionam. O time de roteiristas incluía o escritor Ray Bradbury, Harlan Ellison, Al Feldstein Gardner Fox e Harvey Kurtzman.
Embora o gênero fosse outro, todas as histórias tinham a virada final que caracterizou as HQs de terror da EC, geralmente na forma de uma ironia do destino. Exemplo disso é o pirata que consegue roubar uma fortuna, mas não consegue vender o tesouro para ninguém. Ou o bucaneiro sanguinário que se torna um frouxo quando encontra com a ex-sogra.
Essas revistas foram republicadas em 1988 pelo próprio William Gaines (o dono da EC), provavelmente aproveitando o sucesso de Watchmen.
Das sete revistas eu consegui seis, presente inestimável do amigo Antonio Eder.

Sem comentários: