quarta-feira, junho 17, 2020

The Rain, a série


Uma chuva espalha uma doença mortal. Dois irmãos sobrevivem em um bunker durante seis anos. Quando saem encontram um mundo devastado, em que pessoas são capazes de matar por um pouco de comida. Essa é a premissa da série original Netflix dinamarquesa The Rain, uma das mais instigantes da atualidade.
Confesso que comecei a assistir pela semelhança com a história em quadrinhos El eternauta, do roteirista argentino Hector Oesterheld (na HQ é a neve que mata as pessoas), mas logo ficou claro que a série tinha vida e estilo próprios, embora reverbere muitos outros trabalhos.
Há uma série pouco conhecida da década de 1970 chamada Logan´s run, no qual sobreviventes de uma guerra nuclear vivem em uma redoma governada por robôs. Os protagonistas são um casal que descobre que a comida fornecida na redoma é, na verdade, a carne das pessoas que completam 30 anos que eram “renovadas” em um ritual. A série é um road movie com o casal à procura de um local paradisíaco enquanto é perseguido por guardas enviados pelos robôs. Cada episódio apresentava uma situação enigmática, estranha, que, ao final se revelava um terrível perigo para os protagonistas. Era uma espécie de “sendo de msitério” aplicado a um mundo pós-apocalíptico. 
The Rain tem exatamente essa pegada de “senso de mistério”, como nas séries da década de 1970. Mas ao contrário daquela época, agora o mistério de cada episódio se une a outro, em um grande quebra-cabeças. Outras séries já usaram recurso semelhante, como Lost, mas aqui parece que os roteiristas sabem onde querem chegar.
Além disso, o grupo de sobreviventes é cativante por sua variedade e até mesmo anormalidade, um grupo que jamais estaria unido se não fosse naquela situação.
Embora possa parecer pouco empolgante no início, The Rain vai conquistando o expectador. Quando ele chega ao sexto episódio, Tenha Fé, já está viciado. Esse é o episódio de maturidade do seriado, o mais instigante, com a pegada de seriado da década de 1970, aquele em que o “senso de mistério” alcança seu auge. É também o mais cruel ao mostrar o que pode se tornar o ser humano numa situação extrema.
Dificilmente The Rain vai ser uma série de grande sucesso, como La Casa e Papel, mas certamente vai se tornar cult. Espera-se, no entanto, que tenha expectadores o suficiente para uma segunda temporada na Netflix.

Sem comentários: