terça-feira, julho 28, 2020

Em nome de Deus


João de Deus era uma unanimidade nacional, visto como um homem santo, que não cobrava por suas curas e vivia uma vida humilde. Parecia ser alguém acima de qualquer suspeita, até que a equipe do programa Conversa com Bial, da Rede Globo, resolvesse entrevistá-lo. Ao assistir um documentário sobre ele, o apresentador desconfiou de algo e colocou sua equipe para investigar.  Com o tempo se revelou uma história de horror, que envolvia o estupro de centenas de mulheres, homicícios, tentativas de homicícios, contrabando, tráfico de drogas, armas e muito, muito dinheiro.
A história se tornou tão grande que levou a equipe produzir um documentário em seis partes, “Em nome de Deus”, disponível na plataforma GloboPlay.  
O documentário se debruça sobre o programa que denunciou o médium e fez com que toda a história fosse revelada. Mas vai muito além.
O médium já tinha sido denunciado por estupro e foi inocentado pela juíza. Os casos remontam até a década de 1970, quando ele, após violentar uma jovem, tentou matá-la com vários tiros.
Mas nada disso vinha público porque havia uma extensa rede de proteção, que envolvia policiais, juízes e até jagunços, que ameaçavam quem tentasse denunciá-lo.
Como um Al Capone moderno, João de Deus cobrava uma mesada de todos os empreendimentos na pequena cidade de Abadiania: de taxistas a donos de pousadas, todos pagavam, ou recaiam em sua fúria.
O programa também esmiúça o surgimento do médium, desde a infância pobre até a fama internacional. Nesses trechos, inclusive, fica muito clara a psicopatia do mesmo: a cada vez que contava como iniciou sua mediunidade, ele mudava a versão, como se quisesse aperfeiçoar a história.
Em nome de Deus é um documentário chocante e relevante, atrapalhado apenas pelo artificialismo do padrão Globo em algumas sequências.

Sem comentários: