Paul Strathern é professor de filosofia e matemática da Kingston University. Por conta da sua área de atuação, Strathern escreveu a série filósofos em 90 minutos (o título refere-se ao tempo que teoricamente o leitor levaria para deglutir um volume). Já tinha lido outro da série e ganhei o volume sobre Sócrates de meu filho, como presente do dia dos pais.
Essa coleção é uma boa escolha para quem pretende dar um presente (especialmente se o presenteado gostar de leitura, filosofia e ciência). O primeiro que li foi sobre Leibniz (também um presente do dia dos pais). Depois vieram Platão, Santo Agostinho, Descartes, Turing e Bohr. De todos, o único que não me fisgou foi o sobre Bohr. Os outros devorei rapidinho.
Strathern mistura passagens sobre as idéias dos filósofos com outras com fofocas sobre sua vida pessoal. No volume sobre Sócrates a atração é a narrativa da tentativa de Alcibíades, um jovem mancebo ateniense, de seduzir o mestre.
Esse enfoque sobre o lado pessoal certamente torna o livro mais leve e mais palatável para a população em geral, mas às vezes se perde, dando mais importância à fofoca que às idéias.
Ainda assim, Sócrates em 90 minutos é uma leitura divertida e instrutiva, além de ter um preço bastante convidativo.
Sem comentários:
Enviar um comentário