quinta-feira, agosto 19, 2021

Fundo do baú - O gordo e o magro



O gordo e o magro é a mais famosa e mais duradoura dupla de humoristas de todos os tempos. Composta pelo magro Stan Laurel e o gordo Oliver Hardy, a parelha surgiu na época do cinema mudo, atravessou a era de ouro de Hollywood e chegou até a televisão, fazendo grande sucesso na tela pequena.

Stan Laurel era na verdade o inglês Arthur Stanley Jefferson. Filho de um empresário teatral, estreou nos palcos aos 16 anos. Participou de várias companhias até ingressar na trupe de Fred Karno, que tinha Charles Chaplin como estrela. Stan o substituiria em alguns espetáculos.

Em 1917 ele seguiu o mesmo caminho de Chaplin e migrou para os EUA com o objetivo de trabalhar no cinema. Seu primeiro filme foi Nuts in May, de 1917, no qual começou a se relacionar com a atriz Mae Dahlberg, que sugeriu que ele trocasse seu nome para Laurel, mais sonoro.

O comediante começou a fazer diversos filmes como protagonista até fazer a parceria com Oliver Hardy em Slipping Wives (1927). Estava formada a dupla que se tornaria inseparável. O sucesso e o entrosamento foi tão grande que eles nunca mais fariam um filme sem o outro.

O cabelo espetado de Stan surgiu por acaso. O ator teve que raspar os cabelos para o filme Prisioneiros Azarados (1927). Quando ele voltou a crescer, ficou irregular. O produtor achou o visual divertido e mandou o ator manter o estilo.

A lista de longa metragens e curta-metragens protagonizada pela dupla é imensa. Entretanto, o último filme da dupla feito nos Estados Unidos, Toureiros, se revelou um retumbante fracasso. Eles ainda fariam mais um filme, A Ilha da Bagunça, uma produção franco-italiana.

Oliver Hardy morreu em 1954, vítima de um infarto. O parceiro ficou tão inconsolável que jurou que nunca mais atuaria numa película, e cumpriu sua promessa.

A dupla foi redescoberta por uma nova geração quando seus curta-metragens começaram a ser exibidos, com grande sucessso, na TV.

Sem comentários: