sexta-feira, agosto 27, 2021

Jornada nas estrelas - Volta ao amanhã

 


Havia uma regra não explícita em Jornada nas Estrelas segundo a qual o capitão Kirk deveria ter um interesse romântico a cada episódio.

Muitas vezes os roteiristas faziam verdadeiros malabarismos para conseguir isso.

O episódio De volta ao amanhã exemplifica bem isso.

Na história, a Enterprise é contactada por uma entidade que direciona Kirk, McCoy e Spock para um bunker nas profundezas de um planeta.

O planeta havia sido devastado por uma guerra e alguns cientistas se refugiaram no solo, abdicando de seus corpos físicos e transferindo suas consciências para esferas, onde permanem por centenas de anos.

A proposta da entidade é usar os corpos de Kirk, Spock e uma tripulante para serem ocupados pelos sobreviventes tempo o suficiente para que eles criem corpos artificiais. Em troca, ofereceriam novidades tecnologias inimagináveis aos humanos.

Acontece que uma das sobreviventes é a esposa da entidade que ocupa o corpo de Kirk, o que dá ensejo a diversas cenas românticas.

Volta ao amanhã é um daqueles episódios que exploram bem os potenciais da ficção científica, embora algumas questões fiquem mal resolvidas. Por exemplo: por que os seres não fizeram os corpos antes de transferirem suas consciências para as esferas?

Destaque aqui para a atuação de Leonard Nemoy, cuja atuação muda completamente ao ser incorporado por um dos seres. Um gigante da atuação cujo talento muitas vezes dispensava efeitos especiais. William Shatner também se destaca, especialmente na primeira vez que recebe a entidade.

Sem comentários: