sexta-feira, agosto 27, 2021

O Esquadrão Suicida de James Gunn



Ao assistir a versão de James Gunn para o Esquadrão Suicida, o pensamento que me vinha à mente o tempo todo era: o primeiro filme foi um desperdício total de dinheiro, tempo e talentos.

O primeiro filme parecia ter sido feito por alguém que nunca leu quadrinhos. Além disso, tinha uma premissa absurda: o Esquadrão Suicida foi reunido para impedir uma ameaça provocada... pelo surgimento da criação do esquadrão suicida! Sem falar, claro, do fato da película nunca se decidir se era sombria e realista ou cômica.

James Gunn começa acertando pelo tom: O esquadrão suicida é, acima de tudo, uma comédia. Como levar a sério um grupo de vilões desconhecidos trabalhando como heróis? E Gunn caprichou nos desconhecidos. Eu, por exemplo, nunca tinha ouvido falar no Dardo (um personagem tão obscuro que nos quadrinhos não tem nem identidade secreta ou origem) ou a Doninha ou a Caça-ratos 2. E o que falar do Bolinha?

Mas, apesar do tom cômico, o filme respeita os personagens e consegue desenvolvê-los até melhor do que nos quadrinhos. Os traumas do Bolinha com a mãe, por exemplo, creio que nunca foram trabalhadas nos quadrinhos. E até a Caça-ratos 2 ganha uma relação afetiva com o pai que tem tudo a ver com os ratos é um dos momentos mais ternos e marcantes do filme. O único personagem plano é o Pacificador, mas essa característica encaixa perfeitamente no personagem. É dele, aliás, uma das melhores frases do longa: “Eu amo a paz, se precisar matar homens, mulheres e crianças para manter a paz, eu mato”.

Os personagens também ganham com ótimas interpretações, em especial Margot Robbie, que parece ter encarnado ainda mais a vilã. Mas, ao contrário de Esquadrão Suicida 1, aqui ela não leva o filme nas costas (e nem salva o dia sozinha). Aqui todos têm seu carisma e sua função e todos os personagens contam com atuações inspiradas.    

Outro ponto de destaque é a trilha sonora, escolhida a dedo. James Gunn, seguindo a tradição de Tarantino de escolher músicas já existentes para compor a trilha, consegue o clima perfeito desde a primeira cena.

Na trama, o grupo de vilões é acionado por Amanda Waller para destruir um prédio onde está sendo desenvolvida uma arma secreta que poderá ser usada pelo novo governo da Ilha de Corto Maltese para atacar os EUA. Essa arma é, na verdade, Starro, o conquistador, uma estrela do mar alienígena que conquista planetas inteiros com clones de si que dominam as pessoas com os quais entram em contato. O que já era perceptível no início, logo fica claro: Amanda quer não só destruir Starro, mas também apagar os rastros do governo americano na experiência.

Sem querer, James Gunn acabou criando uma grande metáfora da atuação nos EUA no Afeganistão, em especial se considerarmos os eventos recentes.

Starro foi o primeiro vilão enfrentado pela Liga da Justiça. 


Algumas curiosidades sobre o filme:

- A personagem argentina Mafalda é homenageada em determinado trecho, ao aparecer como chaveiro na sequência do caminhão.

- Corto Maltese é o nome de um personagem de quadrinhos criado pelo italiano Hugo Pratt. Provavelmente a primeira vez que esse nome foi usado para se referir a uma ilha que existe no universo DC foi em Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller.

- Starro realmente existe nos gibis e é provavelmente um dos vilões visualmente mais ridículos dos quadrinhos (uma estrela do mar com um olho no meio). Foi a primeira ameaça enfrentada pela Liga da Justiça. 

Sem comentários: