sábado, agosto 07, 2021

O colecionador de quadrinhos

 


Quando morava em Belém, eu e o compadre Bené Nascimento fomos visitar um colecionador de quadrinhos. Ele tinha um cômodo em seu apartamento apenas para guardar os gibis. Antes de entrarmos, ele perguntou se já tínhamos comido alguma coisa. Olhamos um para o outro e pensamos: “Oba, vai rolar o lanche!”. Respondemos que não e ele: “Ah, ainda bem, senão ia mandar vocês lavarem as mãos”.
E era uma coleção impressionante, incluindo muita coisa que não tinha saído no Brasil. Havia muita coisa inédita dos caras que faziam sucesso na época, como Frank Miller, Neil Gaiman, Alan Moore. Lembro que tinha Hard Boiled, de Miller e Geof Darrow, um quadrinho do qual já tínhamos ouvido falar e que se tornara uma verdadeira sensação só por alguns quadros vistos em outras publicações. Tinha a Piada Mortal original em inglês, em espanhol... ficamos maravilhados.
Ao nos ver olhando fascinados aquele material, ele nos perguntou: isso é bom? Como assim, isso é bom? É Frank Miller, é Alan Moore, Neil Gaiman. Foi quando percebemos que, embora ele tivesse tudo desses caras, ele não tinha lido nenhum trabalho deles. Ele comprava para colecionar, para ter na coleção, não para ler.
Quando vi um dos vídeos mais recentes do canal Pipoca e Nanquim, eu só me lembrei daquele colecionar.
No vídeo o Bruno Zago explicava que as páginas em branco no álbum Solitário de Chabouté não eram defeito gráfico, mas um intervalo entre um capítulo e outro.
O que tinha acontecido: várias pessoas tinham comprado o álbum e devolvido à Amazon por causa do “defeito”. A Amazon mandava outro álbum, que tinha o mesmo defeito. Então eles entravam em contato com a editora pedindo um exemplar “sem defeito”.
Pelo que é mostrado no vídeo, fica óbvio para qualquer um que tenha lido a obra que as páginas em branco são usadas para demarcar o fim de um capítulo e o início de outro, o que significa que as pessoas que reclamaram não se deram nem mesmo ao trabalho de ler a obra. Elas folhearam, viram as páginas em branco e pensaram: “Eu paguei caríssimo por esse álbum e ele veio com defeito, vou devolver”.
Ou seja: eram colecionadores, não leitores de quadrinhos.

Sem comentários: