Trabalhar com cultura nunca foi tarefa fácil. Além de toda a dificuldade financeira e do descrédito e desconfiança que a profissão possui no país, o artista começa enfrentando as próprias dúvidas. O que pretendo contar é realmente interessante? Diz algo? Alguém teria algum interesse sincero no que quero dizer? E como dizer? Por onde começar? Como prosseguir? Este é o caminho certo?
Seguem aí as dificuldades de realização. Dificilmente uma obra de arte se faz sozinha. A cultura pede, exige trabalho coletivo. Um cineasta precisa de uma gama de outros artistas para levar um filme à tela. Um roteirista de quadrinhos precisa de um desenhista para passar sua história ao papel. E os dois precisam de um editor para tornar a HQ em algo real.
Filme pronto, gibi impresso. E agora? Como chego ao público? Como converso com ele? Onde distribuo minha obra?
Procurando respostas, Marcelo Engster realizou entre 2016 e 2020 diversas entrevistas com abnegados e corajosos artistas falando sobre seus processos criativos para o finado blog Quadrinhólatra. Agora essas conversas estão reunidas no livro Processos Criativos nos Quadrinhos.
Quadrinistas entrevistados:
Alice Pereira
Ana Recalde
Augusto Paim
Bier
Cris Camargo
Daniel Esteves
Edgar Franco
Edgar Vasques
Fábio Zimbres
Gian Danton
Gustavo Machado
Iaranaika
Iotti
Jun Sugiyama
Louzada
Mabel Lopes
Marcatti
Marcel Ibaldo
Marcelo D’salete
Orlandeli
Ota Assunção Raphael Fernandes
Roberta Cirne
Rogê Antônio
Zé Wellington
O livro está disponível na Amazon e é gratuito com o Kindle Unlimited. Para ler, cliquei aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário