segunda-feira, setembro 20, 2021

Você, um estudo objetivo do comportamento humano

 


Desmond Morris era um zoólogo especializado em pesquisar primatas. Um dia ele percebeu que o método de observação que usava para analisar o comportamento dos macacos poderia ser usado para os seres humanos. O resultado disso foi o livro O macaco nu. Posteriormente, Morris desenvolveu suas ideias numa obra mais completa, “Você – um estudo objetivo do comportamento humano”, certamente um dos melhores livros que já li.
A obra faz análises de comportamento a partir das observações do autor. Há, por exemplo, um capítulo apenas sobre a pupila e como o tamanho dela mostra ou não nosso interesse por algo (da mesma forma como o tamanho da pupila de alguém pode torná-la interessante para um possível par).
Um dos capítulos mais interessantes é o que trata de estímulos Supernormais. Segundo Morris, um estímulo supernormal “é o que excede seu correlativo natural”. Em outras palavras, é o que chamamos de hiper-realidade.
O autor começa analisando como o ser-humano modifica a sua própria natureza de maneira artificial: se quer ficar mais alto, usa sapatos de salto, se deseja melhorar a maciez de sua pele, usa cremes. Usa peruca, cílios postiços, maquiagem. “São intermináveis as maneiras como ele ampliou seus sinais corporais como meio de aperfeiçoar suas exibições sexuais, suas exibições hostis ou exibições de status”.
Mas o ser humano passou a supernormalizar também o ambiente à sua volta. Um passeio pelo supermercado revela uma série de ardis supernormalizantes: dentrifícios que prometem um riso supernormal, sabões que prometem uma limpeza supernormal, xampus que prometem uma maciez supernormal dos cabelos. E esse recurso já inicia na embalagem: “A vasta indústria da propaganda comercial está interessada quase que inteiramente na questão de ampliar o apelo visual dos produtos. Já que muitos dos produtos reais são virtualmente indênticos, é necessário dedicar atenção de perito para apresentá-los de modo mais estimulante que os rivais”.
O recurso é usado até mesmo nos desenhos: “Como as pernas de uma garota se tornam mais longas quando ela se aproxima da maturidade sexual, segue-se que pernas compridas podem ser vistas como sensuais. Os artistas que retratam garotas atraentes, então, exageram o comprimento das pernas em seus desenhos e pinturas”. 

Sem comentários: