domingo, maio 29, 2022

Demolidor contra o Sonho americano

 


Substituir Frank Miller no título do Demolidor parecia uma missão impossível, especialmente depois do impressionante arco A queda de Matt Murdock. Mas Ann Nocenti conseguiu isso com louvor desde sua primeira colaboração no título, publicada em Daredevil 236, com arte de Barry Windsor-Smith.

A roteirista aproveita um gancho da fase de Miller, quando o super-soldado Bazuca pira e quase destrói a cozinha do inferno, o que só não ocorre graças à intervenção do Demolidor e do Capitão América.

Um outro agente especial, Jack Hazzard, chamado de Sonho Americano, também está voltando à cozinha do inferno, onde nasceu.  E seus empregadores temem que aconteça com ele o mesmo que aconteceu com Bazuca, então mandam a Viúva Negra atrás dele com a missão de matá-lo. Ao adentrar o bairro, a espiã encontra seu antigo namorado, o Demolidor, que se junta a ela.

O Sonho Americano é um super-soldado capaz de matar manipulando os batimentos cardíacos. 


De fato, o soldado está saindo do controle e com ele há um fator agravante: ele tem o poder de provocar ataques cardíacos.

Ann Nocenti transforma esse plot numa ode pacifista e numa crítica ao militarismo.

A roteirista faz uma abordagem pacifista. 


À certa altura, Hazzard volta para casa, onde sua mãe lhe apresenta seu sobrinho, que tem o soldado como herói. O Sonho Americano entrega para o garoto sua arma e faz um discurso enlouquecido, que mistura frases feitas de patriotismo com delírios. O final, em elipse, deixa claro que tudo começará do de novo, mas agora com o garoto.

Ao roteiro bem elaborado e fortemente crítico de Nocenti se junta o belíssimo desenho de Barry Windsor-Smith, absolutamente irretocável.

A Abril usou outra capa. 


No Brasil essa história foi publicada em Superaventuras Marvel 70. A Abril tomou a decisão de substituir a capa original Walter Simonson e Bill Sienkiewicz por uma ilustração de Barry Windsor-Smith com o Demolidor e a Viúva Negra (particularmente eu gosto mais da capa da Abril).  

Sem comentários: