terça-feira, setembro 06, 2022

Fundo do baú – Zé Colmeia

 


Criado em 1958 como um personagem secundário do show de Dom Pixote, o urso Zé Colmeia se tornou um dos personagens mais populares da Hanna-Barbera, tendo estrelado diversos curtas-metragens e filmes.

O urso (Yogi Bear no original) vive no parque de Jellystone, uma versão humorística do Parque Nacional de Yellowstone e tem como companheiro o pequeno Catatau. Enquanto Zé Colmeia é esperto, Catatau é meio atrasado das ideias, mas idolatra seu amigo e acaba entrando com ele nas mais diversas roubadas. Outro personagem recorrente é o Guarda Smith.

Os roteiristas levaram um tempo para conseguir pegar o jeito das histórias. No primeiro episódio, por exemplo, Zé Colmeia quer fugir do parque, mas suas estratégias malucas sempre esbarram no diligente Guarda Smith.

Em outro episódio Zé Colmeia quer dormir durante o inverno, como fazem todos os ursos, mas um patinho se perdeu dos grupos migratórios e pede abrigo em sua caverna. O problema é que o patinho não o deixa dormir.

O estilo de histórias do personagem só se estabeleceu mesmo quando os roteiristas colocaram Zé Colmeia e Catatau tentando roubar uma torta de maçã de uma casa vigiada por um violento cachorro. No episódio seguinte, eles tentam conseguir mel de uma colmeia, mas dão de cara com um touro bravo.

Mais à frente, a maioria das histórias iria girar em torno de Zé Colmeia tentando roubar o piquenique dos visitantes do Parque.

Uma curiosidade é que o nome original do personagem provavelmente, Yogi Bear, era uma homenagem ao jogador de beisebol Yogi Berra, muito famoso nos EUA nas décadas de 1950 e 1960.

Sem comentários: