No número 104 de X-men, Chris Claremont e Dave Cockrum já
estavam há dez edições no título e os leitores estavam se agradando dessa nova
formação de autores e personagens. Era hora dos personagens encontrarem seu
vilão mais conhecido, Magneto.
A história começa com os mutantes num porto, tendo
dificuldades para sair com o hovercraft.
A splash page inicial mostrava Banshee discutindo com o dono
do porto, que se recusava a liberar o barco para um monte de esquisitos
fantasiados.
Claremont usa a splash page inicial para ambientar o leitor... |
Além do fato bizarro dos personages terem vestido uniformes
para pegar o barco, o que gera todo o problema, há um aspecto interessante aí.
Normalmente a splash page inicial era usada para mostrar uma imagem de impacto,
geralmente um gancho da história anterior, ou um gancho para a história do
volume. Claremont usa essa splash page muito mais para a ambientar o leitor,
incluindo Noturno, no canto inferior tentando se enturmar com os habitantes
locais e um deles sugerindo que eles o ignorem. “Ignorar? Ele tem orelhas e
dentes pontudos... e um rabo!”, diz o outro. Claremont continuaria usando a
splash page dessa forma mesmo depois, quando Byrne assumiu o desenho.
Na verdade, a cena de impacto vem nas páginas seguintes,
quando o hovercraft é desmantelado por uma força misteriosa. Cockrum tinha a
tendência, cada vez mais forte, de caricaturizar os personagens, mas sabia
fazer essas cenas de impacto com uma boa composição e muitos detalhes.
... e a cena de impacto só aparece depois. |
A solução de destruir o meio de transporte para criar uma
cena de impacto já tinha sido usada em X-men 94, o que faz Noturno comentar: “Vem
cá, por que todo meio de transporte que a gente usa acaba destruído?”. “Vai ver
a gente é pé-frio, guri”, responde Wolverine. Claremont podia repetir ideias,
mas pelo menos tinha senso de humor.
Claro que o responsável pelo desmantelamento do barco não
poderia ser outro senão Magneto, que em histórias anteriores tinha sido
transformado numa bebê, mas havia voltado a ser adulto graças ao vilão Erik.
O visual de Banshee é renovado. |
A história gira, então em torno do arranca-rabo em Magneto e
os novos X-men, mas dois detalhes chamam a atenção. O primeiro puramente
estético: Cockrum muda a forma como Banshee era representado, com um cabelo
louro que parecia ter sido lambido por uma vaca. Agora ele ostentava uma
cabeleira ondulante, o que mostrava o esforço da dupla de criadores de tentar
tornar o título mais interessante.
O gancho para a saga de Protheus. |
O outro detalhe é crucial: o final da história mostra
Magneto partindo do laboratório de Moira. A imagem foca numa porta com os
dizeres MUTANTE X e o texto diz: “O vilão se afasta dali, alheio à tragédia que
se inicia e que aos poucos eclodirá”. A briga entre Magneto e os X-men havia
liberado Protheus, uma das maiores ameaças enfrentadas pelos mutantes naquela
que muitos consideram a melhor saga de toda a revista. Mas essa saga só
começaria de fato no número 126. Ou seja, Claremont lançou o gancho para a saga
de Protheus 22 números antes, o que demonstra como ele planejava o título a
longo prazo.
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