domingo, abril 30, 2023
Raul Seixas - Um Messias Indeciso
Fundo do baú - Popeye
Direto da estante - coleção graphic novel
No começo, a coleção se limitou a publicar histórias com super-heróis. Mas com o tempo começou a publicar material autoral norte-americano e até europeu. No geral, o nível era altíssimo. A coleção durou 29 números, terminando em julho de 1992.
O sucesso da coleção fez com que surgissem outras nesse mesmo formato, como a Graphic Marvel e até a editora concorrente Globo lançou sua coleção, a Graphic Globo. Outra editora que lançou uma coleção assim foi a Nova Sampa, a Graphic Sampa.
200 perguntas sobre nazismo
Jornal O Liberal faz matéria sobre livro Cabanagem, de Gian Danton
O Liberal, principal jornal de Belém, publicou uma matéria dando destaque para meu livro Cabanagem, que está em campanha no Catarse. Clique aqui para ler a matéria.
Liga Extraordinária: século
A arte cativante de C.C. Beck
Charles Clarence Beck, ou simplesmente C. C. Beck, como era mais conhecido, foi um dos mais importantes e influentes desenhistas de quadrinhos da era de ouro dos super-heróis.
Ele começou sua carreira em 1933,produzindo capas de pulp
fictions para a Fawcett Publications. Em 1939, quando a editora resolveu
investir em quadrinhos no rastro do sucesso do super-homem, ele foi escolhido
para desenhar o personagem Capitão Trovão, que acabaria sendo rebatizado como
Capitão Marvel.
Beck estabeleceu o estilo visual do personagem ao misturar o
anatômico com o cartunesco (algo muito diferente, por exemplo, das histórias do
Superman). O traço, simples, combinava perfeitamente com um personagem que, no
fundo, era uma criança.
Com o tempo, C. C. Beck criou um estúdio, tornando-se uma
espécie de Diretor de Arte, o que ajudou a manter o padrão visual nas revistas
da Família Marvel.
Com o fim dos quadrinhos da Fawcett, Beck abandonou o meio,
dedicando-se apenas a fazer ilustrações comerciais.
Fome de poder
sábado, abril 29, 2023
Marketing: segmentação
Países com características demográficas diferentes apresentam oportunidades diferentes. Na China, as crianças representam um grande mercado para produtos infantis, pois cada casal pode ter apenas uma criança, o que os leva a mimar os filhos ao máximo. Já na Itália o mercado está diminuindo para produtos infantis, pois cada vez mais casais optam por não ter filhos. No entanto, o envelhecimento da população fez com a Itália se tornasse um grande mercado para produtos voltados para a terceira idade, como fraldas geriátricas e remédios.
Contos do Loop
Uma das ilustrações de Simon Stalenhag que serviram de inspiração para os episódios. |
Starlight - space opera em quadrinhos
O protagonista é tido como louco e suas histórias são alvo de piadas entre os garotos. |
Avohai, a homenagem de Zé Ramalho ao avô
Fiquem com parte da letra:
De botas longas, de barbas longas
De ouro o brilho do seu colar
Na laje fria onde quarava
Sua camisa e seu alforje de caçador
Oh meu velho e invisível
Avôhai!
Oh meu velho e indivisível
Avôhai!
Cavaleiro da Lua – um comitê de 5
No quarto volume de sua revista, o Cavaleiro da Lua enfrentou um grupo de mercernários: um especialista em explosivos, um especialista em lâminas, um atirador de elite, um campeão de karatê e Touro, um homem enorme e igualmente forte.
Esse grupo havia sido contratado pelo Comitê – e aqui Doug Moench aproveitou para costurar a primeira aventura do personagem com essa nova versão. O personagem tinha surgido como vilão da série do Werewolf, contratado pelo Comitê para aprisonar o Lobisomem, mas se revoltava contra seus empregadores. Na nova versão, o herói e Francês se infiltraram e apenas fingiram trabalhar para o grupo, quando na verdade seu objetivo era desbaratá-lo.
Nessa nova HQ, o Comitê, reestruturado, resolve se vingar e contrata os mercenários.
Cinco mercenários são contratados para matar o Cavaleiro. |
Algo que chama atenção na história é facilidade com que o Cavaleiro da Lua vence cada um dos mercenários – e o fato de que eles preferem atacá-lo individualmente e não em grupo, o que seria mais lógico. Mas o texto e o desenvolvimento da história de Doug Moench é tão eficiente que esse aspecto deve ter passado batido da maioria dos leitores, em especial porque Moech fazia uma parceria realmente memorável com Bill Sienkiewcz.
A sintonia entre desenhista e roteirista era visível. |
A sintonia da dupla é perceptível desde as primeiras páginas, com o número 5 do título formado pelos mercenários ou o texto introduzido na capa no formato de lua do personagen, na segunda página. Além disso, os personagens vão sendo melhor desenvolvidos, incluindo Marlene, a namorada do herói, que aqui atua como espião ao paquerar um dos espiões.
Um aspecto negativo é a arte-final de Klaus Janson. Jason funcionava muito bem na parceria com Frank Miller, mas não se pode dizer o mesmo na parceria com Bill Sienkiewcz.
sexta-feira, abril 28, 2023
Fundo do baú - Galaxy trio
Charlie Brown e a psicologia
Batman – Perdoai meu filho mau
Dick Grayson é o filho adotivo de bruce Wayne. Tempos depois, o milionário teve outros filhos adotivos que também adotaram o uniforme de Robin. Mas o primeiro desses outros filhos adotivos foi Lance Bruner, surgido em The Brave And The Bold 83, de 1969. A história tinha roteiro de Bob Haney e arte de Neal Adams.
Na história, Batman e Robin estão investigando uma quadrilha que está desviando petróleo da Zênite, empresa do grupo Wayne. Quando chegam na mansão, dão de cara com um moleque destruindo relíquias da coleção do herói.
A diagramação diferenciada de Neal Adams é o diferencial da história. |
O garoto é filho de um amigo do pai de Bruce Banner, o que faz com que o milionário aceite o garoto como pupilo e pretenda adotá-lo. Nesse meio tempo, ele apronta todo tipo de confusão, de pichar a moto da polícia a simular o próprio sequestro. A culpa, na maioria dos casos, acaba caindo em Dick Grayson.
No final, claro, o personagem tem sua redenção, mas o que mais impressiona na história é como o “maior detetive de todos os tempos” não consegue perceber o que realmente está acontecendo. Pior: à certa altura, o garoto consegue descobrir quem está por trás do roubo de petróleo, algo que Batman está investigando há tempos, mas não desconfia quem seja.