As ações do projeto acontecem no Departamento de Letras e Artes da Unifap.
O Projeto Não Pira, Respira! promove ações voltadas ao combate dos sintomas da ansiedade e depressão na Universidade Federal do Amapá. As atividades incluem práticas como yoga, meditação, rodas de conversa, dança circular e técnicas de hipnoterapia, além da comunicação não violenta. As práticas são mediadas e facilitadas por professores e profissionais colaboradores do projeto.
A coordenadora do projeto de extensão, prof. Roberta Scheibe, explica a motivação do projeto: “A ideia do projeto parte de ver como a população está adoecida e, de certa forma, o quanto os alunos estão adoecidos, vários alunos lidam com episódios de depressão e síndrome de pânico. Então o projeto mostra técnicas para que, quando essa sensação estiver chegando, consiga se autoconhecer, identificar o que está acontecendo e pedir ajuda”.
![]() |
A primeira ação foi meditação zazen com o prof. Ivan Carlo. |
Além disso, o Não Pira, Respira! promove a comunicação não violenta, técnica de comunicação criada pelo psicólogo Marshall Rosenberg que valoriza a escuta ativa e a empatia a fim de criar entendimento mútuo e respeito nas relações entre as pessoas.
As ações, que levam de 10 a 30 minutos, a princípio, acontrcem em salas de aula do Depla. Ao longo dos próximos meses as atividades se espalharão por outros pontos da UNIFAP e da cidade de Macapá. Também acontecem ações mensais no Hospital Universitário, parceiro do projeto.
O lançamento do Não Pira, Respira! aconteceu nessa quinta, 11 de janeiro, na sala 10 do Departamento de letras e artes - Depla da Unifap, e contou com meditação zazen mediada pelo prof. Ivan Carlo Oliveira.
Serviço:
Projeto de extensão Não Pira, Respira! Práticas de Comunicação e Bem-Estar
Datas:
19/01/2024
22/01/2024
29/01/2024
Local: salas de aula do Departamento de letras e artes - Depla da Unifap
Horário: 18h30
Aberto a comunidade
As ações, os facilitadores e a localização das salas são divulgados no instagram @projetonaopirarespira
Sem comentários:
Enviar um comentário