quinta-feira, março 21, 2024

Demolidor – Nas garras do Rei

 

Desde a primeira aparição do Rei no título do Demolidor, fica muito claro que Frank Miller queria modificar completamente o personagem, transformando-o no estrategista maquiavélico que todos nós amamos odiar.

Mas havia um problema, nas histórias anteriores do personagem, no título do Homem-Aranha, ficara estabelecido que o personagem se regenerara graças ao seu amor pela esposa Vanessa, transformando-se em um comerciante honesto. Para provocar essa virada no personagem era necessário modificar isso.

Essa virada de chave aconteceu no número 171 da revista Daredevil.

Miller demonstrando tudo que aprendeu com Ditko. 


Na trama, o Rei quer resgatar sua esposa, que tinha sido aprisionada pelos atuais chefões do crime em Nova York. Em troca da mulher, eles querem todos os arquivos que o Rei acumulara durante anos, e que poderiam incriminá-los. Só que Matt Murdock também está atrás desses arquivos – e para isso se disfarça como um matador de aluguel que pretende se colocar a serviço do Rei – o que nos leva a uma das muitas lutas entre os dois, pois o vilão chega exatamente quando o Demolidor está tentando se apropriar dos arquivos.

A sequência em que o herói abre o cofre é maravilhosa e mostra o quanto Miller aprendeu com Steve Ditko e Stan Lee. O cofre não tem nenhuma tranca. Só o que segura a porta no lugar é o peso, que não faz muita diferença para alguém com a força descomunal do Rei, mas torna-se um obstáculo quase intransponível para o Demolidor.

A sequência mostra o desespero do vilão ao perder a esposa. 


A sequência em que ele abre a porta inclui três quadros horizontais e quatro verticiais. Tanto imagem quanto texto lembram a famosa cena do Homem-aranha sob os escombros. O texto diz: “Não há esperança. Ele sabe. Por isso não conta com nada. Simplesmente puxa (...) até que seus braços tremam e ameacem se desgarrar de seus ombros... e, de alguma forma, em algum lugar além da dor... ele encontra as forças que precisa”.

Lá pelo final da edição o Rei vai resgatar sua esposa, o que inclui um plano para lubridiar os chefões. Mas quando está a poucos passos dela, uma bomba explode e toda a estrutura desaba... e temos mais uma sequência impressionante de Miller, com o rei procucurando a esposa entre os destroços, as pupilas transformadas em pontinhos, reflexo do fato de que ele não consegue acreditar no que está acontecendo.

O autor da explosão é o braço direito do vilão, cujo plano inclui matar Vanessa para que o patrão volte a se tornar o rei do crime.  

Sem comentários: