Poucos sabem, mas Asterix não foi o primeiro trabalho da dupla Goscinny-Uderzo. Antes do baixinho gaulês os dois criaram dois outros personagens: João Pistolão e Umpa-pá. Esse último foi publicado no Brasil pela editora Record em 1987.
O mais interessante desse álbum é ver a dupla testando muitos dos elementos que seriam marcas do estilo Asterix.
A história gira em torno de Umpa-pá, um atlético índio norte-americano à época da chegada dos ingleses. A sequência inicial, como o navio se aproximando da costa e os marujos morrendo de medo dos índios (que esperam os escalpos chegarem) lembra muito as sequências dos soldados romanos apavorados sendo obrigados a enfrentar os corajosos gauleses.
Da mesma forma como faria em Asterix, Goscinny brinca com os trocadilhos: o nome da tribo é Cumekivai, um personagem se chama Mil Folhas. O inglês que acaba se tornando amigo de Umpa-pá vira Escalpo duplo por causa da peruca.
Já Uderzo se delicia com o humor visual e de repetição: as bordoadas na cabeça em que Escalpo Duplo quando este fala algo que não deveria; a cena da caçada, como o inglês correndo de um bisão e gritando: olha a carne aqui!
Enfim, era um divertido ensaio para criar um dos melhores quadrinhos de todos os tempos.
Sem comentários:
Enviar um comentário