sexta-feira, maio 24, 2024

Fundo do baú - Kolchak e os demônios da noite

 


kolchak e os demonios da noite revolucionou os seriados televisivos ao unir policial noir e terror.

A origem da série está no filme The Night Stalker (Conhecido no Brasil como Pânico e morte na cidade), de 1972. O filme era uma adaptação do roteirista Richard Matheson em cima do livro de Jeffrey Grant Rice. O livro e o filme mostravam o repórter Carl Kolchak perseguindo um serial killer que ao final se revelava um vampiro.  

O sucesso desse primeiro filme fez com que o personagem fosse resgatado em uma segunda produção, The Night Stalker  (A noite do estrangulador), de 1972. Como o roteiro era uma total criação de Richard Matheson, ele deu características muito próprias à história, que tornaram Kolchak famoso e levaram à criação da série.

O filme, repleto de humor ácido, narrações no estilo noir, acompanhava o repórter tentando desvendar o assassinato de mulheres em Seattle. Durante a pesquisa, ele descobre que assassinatos parecidos tinham acontecido em outros períodos da história da cidade, num intervalo de 21 anos entre cada sequência.

Boa parte do sucesso do filme, além do roteiro inteligente de Matheson, estava no carisma do protagonista, interpretado de forma magistral por Darren McGavin. Em eterna briga com seu editor, Kolchak usava sempre terno azul, sapato branco e chapéu, o que certamente era um anacronismo em plena década de 1970.

Em 1973 foi elaborado um novo roteiro, de autoria de William F. Nolan, que mostrava o repórter no Havaí, investigando um caso em que cidadãos locais eram substituídos por androides. Darren McGavin odiou o roteiro, brigou com o produtor Dan Curtis e se recusou a interpretar o personagem uma terceira vez. No final, acabou sendo convencido a voltar numa série na qual Kolchak investigava o mistério da semana. A série era ambientada em Chicago e se chamava Kolchak: The Night Stalker (no Brasil, Kolchak e os demônios da noite).

Infelizmente a audiência foi aquém do esperado. Além disso, um processo movido Jeffrey Grant Rice, autor do livro original, fez com que a série tivesse apenas uma temporada, com apenas 20 episódios.

Ainda assim, Kolchak foi com o tempo angariando uma legião de fãs. Entre eles estava Chris Carter, que anos depois faria enorme sucesso com uma série que também misturava policial noir com sobrenatural. O nome dessa série? Arquivo X.

Sem comentários: