quarta-feira, junho 12, 2024

Jornada nas estrelas – O piscar de um olho

 


Enredos criativos foram a forma dos produtores de Jornada nas Estrelas contornarem a falta de recursos da terceira temporada. E entre os episódios que usavam essa estratégia, O piscar de um olho certamente merece destaque.

Na história, a Enterprise recebe uma mensagem de socorro de sobreviventes de um planeta, mas quando o grupo de descida chega ao local, não encontram ninguém. Enquanto investigam, um dos tripulantes simplesmente desaparece. De volta à nave, tudo parece fora de controle. Vários equipamentos começam a ter um funcionamento estranho e uma estrutura misteriosa aparece ligada ao sistema de suporte de vida. Paralelo a isso, Kirk ouve um misterioso zumbido, que parece associado a algum tipo de inseto.

Esse início cria o clima de sense of wonder e mistério característico de boas histórias de ficção científica. O que estaria provocando tudo isso?

A resposta era uma civilização cuja velocidade havia sido alterada, em algum tipo de aceleração. Assim, eles se tornavam invisíveis para os humanos comuns e suas vozes pareciam zumbidos. Durante o processo de aceleração, a espécie perdeu a capacidade de procriar e está perto da extinção. A estratégia é atrair naves alienígenas e sequestrar machos, acelerando-os também, para tentar a procriação.

Claro que Kirk acaba sendo escolhido e é acelerado para procriar com a rainha local.

Esse enredo engenhoso trazia um aspecto muito interessante: não havia necessidade de efeitos especiais. Tirando um cenário pintado, que representava o planeta, a ação toda ocorre dentro da Enterprise. O único efeito é a atuação dos atores. Por exemplo, quando Kirk é acelerado ele começa a ver seus companheiros se movimentando cada vez mais lentos até que eles parecessem totalmente inertes. Isso era feito exclusivamente com a atuação dos atores. Um truque sem dúvida esperto que traz um resultado realmente impressionante.

Aliás, é surpreendente como um roteiro tão obviamente erótico tenha passado pela censura.  

Em tempo: o design da roupa da rainha era um exemplo de como os figurinistas de Jorna muitas vezes conseguiam ótimos efeitos com muito pouco. Eles simplesmente misturaram vestido com biquíni e o resultado parece realmente uma roupa alienígena.

Sem comentários: