Super mouse, criação do roteirista Izzy Klein, surgiu no início da década de 1940, no rastro do sucesso estrondoso dos super-heróis (e mais especificamente do Superman) e inicialmente era... uma mosca! O chefe do estúdio Terrytoons achou que o personagem não funcionaria como um inseto e o transformou num rato.
Sua primeira aparição aconteceu em 1942 no curta-metragem para cinema “O rato do amanhã”. Nessa primeira aparição ele tinha uniforme azul e capa vermelha. Posteriormente, temendo ser processados pela DC Comics, o estúdio mudou o uniforme para amarelo com capa vermelha. Na época também eles descobriram que já existia um personagem com o mesmo nome e mudaram o título da animação para Mighty Mouse (no Brasil os tradutores usaram o nome original).
Super Mouse vive na cidade de Mouseville e usa o seu tempo salvando os habitantes roedores da cidade de perigos, geralmente ocasionados por gatos. Muitas vezes ele salva a ratinha Zizi, sua namorada. O principal inimigo dessa fase chamava-se Gato Gatuno. Durante a ação, ele entoava o bordão que o tornou famoso: “Super Mouse seu amigo, vai salvá-la do perigo”.
O desenho fez sucesso relativo nos cinemas, mas estourou na televisão a partir da década de 1950.
Ralph Bakshi revolucionou o personagem na década de 80. |
Na década de 1980, o animador Ralph Bakshi lançou uma versão modernizada do personagem na série Mighty Mouse: The New Adventures.
Essa versão era totalmente revolucionária, com cenários disformes e expressionistas, personagens e estranhos (um dos principais vilões era uma vaca!) e cenas de humor non-sense. Nessa versão um vilão podia cair no choro no meio do episódio.
Bakshi colocava de pernas para o ar os padrões dos desenhos animados e brincava com todos os chavões dos desenhos animados de heróis.
Sem comentários:
Enviar um comentário