quarta-feira, outubro 23, 2024

A arte esplêndida de Dan Spiegle

 



Dan Spiegle é um dos mais celebrados desenhistas de quadrinhos das décadas de 1950 e 1960.

Spiegle nasceu em 1920. Era filho de uma enfermeira e um farmacêutico. Ele começou a se interessar por quadrinhos lendo as revistas que seu pai vendia na farmácia. Foi quando conheceu o trabalho de mestres, como Alex Raymond, Roy Crane e Milton Caniff. Em 1946, quando voltou da II Guerra Mundial, ele se matriculou em um curso de artes e teve entre seus professores vários artistas da Disney e da indústria cinematográfica.

Em 1949 ele conheceu William Boyd, intérprete do cowboy Hopalong Cassidy. Boyd tinha vendido os episódios antigos do personagem para emissoras de TV, o que fizeram com que o interesse pelo personagem ressurgisse. Hopalong Cassidy ganhou um programa de rádio e havia a ideia de fazer uma tira de quadrinhos. O ator achou que Spiegle era a pessoa certa para desenhar. A tira foi distribuída pela Mirror Enterprises Syndicate e pela  King Features Syndicate.

Em 1956 o desenhista iniciou sua longa colaboração com a Western Publishing e a Dell Comics. Para essas editoras ele trabalhou principalmente com adaptações de seriados de TV, em especial séries de faroeste, como Maverick . Ele desenhou também adaptações de séries de ficção científica, como Perdidos no Espaço. Outros trabalhos importantes foram desenhos para revistas baseadas em personagens da Hanna-Barbera.












Sem comentários: