segunda-feira, outubro 07, 2024

Jonah Hex – Os matadores morrem sós

 


Ser deixado para morrer no deserto era uma das formas mais cruéis de execução no velho oeste. Além do sol abrasador, que queimava a pele, da sede e da fome, havia a ameça das cascavéis.

É nessa situação que Jonah Hex se encontra na história “Os matadores morrem sós”, publicada em Weird Werstern 14.

A situação, inclusive, é destaque na impressionante capa produzida por Tony DeZuniga na qual o anti-herói, amarrado a estacadas, observa atônito uma cobra aproximar-se enquanto o sol abrasador queima o deserto.

Hex é atacado por uma cobra e salvo por seu lobo. Mas ele foi picado...


A história começa com Hex dormindo quando o lobo Dentes de Aço percebe a aproximação de uma serpente e empreende uma luta desesperada com ela. “Equiparando sua rapidez com a velocidade do inimigo mortal, o corajoso lobo ataca... e tem início a batalha que só pode terminar em morte”.

Apesar de matar a cobra, o lobo é mordido e Hex corre com ele para a cidade – mais especificamente para o consultório de um médico, que se recusa a atender porque está com um paciente humano. A situação é resolvida por Hex de forma inusitada: jogando o paciente pela janela.

O médico se recusa a atender o animal e Hex resolve a situação de maneira inusitada. 


Mas, nesse meio tempo, dois bandidos são avisados da presença do caçador de recompensas na cidade e o atacam à traição, levando-o para o deserto, onde o deixam na situação exposta na capa: amarrado, queimando sob o sol e prestes a morrer de fome e de sede.

A história traz os elementos que tornaram célebre a série a fizeram revolucionar o faroeste: uma trama sórdida num ambiente hostil.

Sem comentários: