Bloody Mary é um drink feito com vodca, suco de limão, suco de tomate, molho inglês e pimenta. É também o nome da personagem principal de uma minissérie escrita por Garth Ennis e desenhada por Carlos Ezquerra e publicada pela DC Comics no ano de 1996. Aqui foi publicado pela Abril apenas dois anos depois, em 1998.
A história se passa no ano de 2012. O mundo está em guerra. A comunidade europeia, puxada pela frança e pela Alemanha tornou-se a grande potencia mundial. Quando um neofascista que havia participado de torcidas de futebol violentas chega ao poder, a guerra explode. De um lado, a Europa, do outro a Inglaterra e os EUA. Depois de um início com armas de destruição em massa, os dois lados percebem que não ganhariam nada destruindo o que podia ser conquistado. E os dois lados passaram a investir na infantaria: assassinos cada vez melhores e mais especializados.
Bloody Mary é uma assassina profissional.. |
Nesse meio tempo a Inglaterra cria um esquadrão de elite de assassinos profissionais. Um desses soldados explode o helicóptero em que estavam os outros e foge, tornando-se um mercenário. Do grupo, só se salva uma garota, a Bloody Mary do título.
Anos depois, esse mercenário aparece tentando vender para os dois lados do conflito uma arma que pode criar a infantaria invencível. É quando os dois sobreviventes do esquadrão de assassinos entram em rota de colisão.
... em rota de colisão com um desertor. |
As boas histórias de Garth Ennis são sobre caras durões enfrentando caras durões. E é exatamente o que acontece aqui, com a única diferença de que nesse caso um dos caras durões é uma mulher. Fora isso, é a mesma receita: muita porrada, tiros, escatologia, diálogos afinados. O traço do desenhista espanhol Carlos Ezquerra funciona muito bem na história, com um estilo que se diferencia bastante dos comics e se aproxima muito mais da estética crua da revista 2000AD, com a qual ele colaborou por anos.
Bloody Mary é uma daquelas boas histórias fast food dos anos 90 típicas de Garth Ennis: um gibi para quem quer diversão e ação e não se importa muito com profundidade.
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