terça-feira, dezembro 03, 2024

Demolidor – Condenados

 

Confesso que quando comprava a Superaventuras Marvel, as histórias do Demolidor de Frank Miller estavam entre o material que eu lia primeiro, mas, entre todas as HQs, duas me chamaram mais a atenção. A primeira é “Onde os anjos temem caminhar”, em que o Demolidor enfrenta demônios internos. A segunda, “Condenados”, no qual o herói desce para o submundo de Nova York.

Publicada em Daredevil 1980, essa história faz parte da saga na qual o Rei tenta eleger um prefeito e Matt Murdock e Bem Urich tentam impedir. Na edição anterior, o repórter havia descoberto que a esposa do Rei, Vanessa, ainda estava viva, embora desmemoriada e transformada em uma mendiga. Os dois, então, descem ao esgoto para resgatá-la e tentar usá-la para fazer o mafioso desistir de seus planos políticos.

A primeira página é uma amostra de como Miller sabia jogar com a narrativa visual. 


A primeira página em uma série de quadros horizontais, que mais escondiam do que revelavam, mostrava um rei dos esgotos, um homem gordo e branco (o que revela que ele não sobe à superfície há muito tempo). Ele começa matando sua esposa: “A rainha não me agrada, então ela morre!”. Ele escolhe como nova rainha exatamente Vanessa. O texto diz: “Eles se amontoam um em cima do outro. Ajoelham-se sobre hematomas e bolhas... e idolatram seu rei”.

A visão de Miller do submundo do NY era impactante. 


Essa visão do submundo de Nova York, com legiões de mendigos, era revolucionária e impactante, especialmente do ponto de vista visual.

Há um detalhe implícito nessa história. Quando desce aos esgostos, o Demolidor se deixa capturar pelos seres andrajosos para que eles o levem ao seu governante. O texto diz: “Talvez ele pertença a esse lugar. Afinal, talvez esteja tão perdido, desesperado e louco quanto os habitantes daqui. Apenas um louco desejaria descer ao inferno”.

Miller antecipava os problemas psicológicos do herói. 


Era Frank Miller atencipando os problemas mentais do personagem, que seriam o mote principal de A queda de Matt Murdock.

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