domingo, dezembro 08, 2024

Rashmon

 


Rashmon é uma adaptação de Akira Kurosawa de dois contos de Ryūnosuke Akutagawa.

A obra de Ryūnosuke Akutagawa foi reunida no Brasil no volume Rashmon e outras histórias, da editora Cavalo de Ferro. Rashmon era um portal que existia na entrada na cidade de Quioto e que, na época em que se passa a história, tinha sido abandonado, servindo de local de desova de cadáveres e de refúgio para ladrões. No conto, um servo se abriga no local durante a chuva e acaba encontrando uma velha que está roubando os cabelos dos mortos para fazer uma peruca.

Já No bosque de bambu conta a história de um samurai que foi assassinado depois que sua esposa foi violentada pelo bandido Tajomaru. O conto é a transcrição dos relatos das testemunhas. Primeiro é apresentado o testemunho de Tajomaru, que admite ter matado o samurai. Mas a coisa se complica quando a esposa do samurai testemunha e diz que foi ela a autora do assassinato. E complica mais ainda quando a vítima incorpora em uma médium para dizer que cometeu suicídio.

Kurosawa pegou esse material, que em si só já era bastante original, e o tornou ainda mais instigante. Assim, um lenhador, um monge e um ladrão se abrigam no portal Rashmon e começam a conversar sobre a história, de modo que os relatos são apresentados em flash backs.

Kurosawa e o roteirista Shinobu Hashimoto ainda acrescentam um quarto relato, o do lenhador, que, se por um lado, pode ajudar a elucidar o que aconteceu, por outro lado pode ser outra mentira, já que ele também tem interesse em esconder alguns fatos.

A estrutura narrativa foi tão revolucionária que rendeu a Kurosawa diversos prêmios e fez surgir o que hoje em dia é chamado de “efeito Rashomon”, termo usado para descrever situações em que o conflito entre relatos torna impossível descobrir o que realmente aconteceu. Na área de jornalismo o efeito Rashmon é usado para descrever o problema das fontes, que nem sempre são confiáveis, pois podem estar enganando o jornalista, ou sendo vítimas de lembranças falsas.

O filme também criou uma estrutura narrativa em que vários personagens contam suas versões sobre os fatos, versões que são discordantes entre si, a exemplo do faroeste Quatro confissões, dirigido por Martin Ritt.

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