Sombras do mal (Night and the City) é , provavelmente, o mais subestimado de todos os filmes noir. Lançado em 1950, foi dirigido por Jules Dassin numa época em que o diretor estava sendo perseguido pelo marcathismo e precisou se refugiar em Londres, razão pela qual a história é situada na capital inglesa.
A trama é centrada em Harry Fabian, um pequeno golpista que vive de conseguir clientes para uma boate. Fabian está sempre envolvido com esquemas para ficar rico, nos quais é sempre fracassado.
Como nos filmes expressionistas, o cenário é um elemento narrativo. |
A sequência inicial, com Fabian correndo pelas ruas de Londres com um homem (um dos sócios de suas empreitadas mal sucedidas) em seu elcalço representa algumas melhores qualidades do filme, além de resumir a a essência do mesmo. O clima é opressivo, denso. Dasin aprendeu todas as lições do expressionismo alemão e de Cidadão Kane e usa todos os truques com maestria: os cenários, o jogo de luz sombra. Tudo é muito bem elaborado para salientar o clima da história.
Na trama, Fabian finalmente descobriu o que parece ser o plano perfeito para controlar a luta livre em Londres e ficar rico. Mas, claro, tudo termina em desastre, no melhor estilo noir.
O filme faz ótimo uso da profundidade de campo. |
Há muitas sequências memoráveis num filme em que cada fotograma é uma obra de arte. Em uma delas, um personagem diz: “Você finalmente conseguiu o que queria Fabian, você finalmente ficou rico. Mas é um homem morto”. E o personagem que diz isso está na luz enquanto o protagonista aparece oprimido pela sombra.
A escolha de elenco é outro ponto forte.
Gene Tierney chama atenção pela beleza. |
Richard encarna perfeitamente o trambiqueiro. Herbert Loon encarna com perfeição o mafioso grego de olhar frio. A belíssima Gene Tierney rouba a cena como a apaixonada namorada que não abandona Fabian nem mesmo nós momentos de maior desgraça. Aliás, o filme funcionou como uma terapia, já que ela sofria de depressão e o produtor temia que ela se suicidasse.
O fato do diretor ter entrado para a lista negra do marcathismo foi provavelmente a principal razão pela qual o filme fracassou na bilheteria e recebeu péssimas críticas. Com o tempo foi redescoberto pelos críticos, mas mesmo assim nunca alcançou o mesmo status de outras obras-primas do noir.
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