domingo, julho 27, 2025

Conan - O pacto maldito

 


Roy Thomas é um dos grandes roteiristas do mercado norte-americano de quadrinhos. Criado na escola Marvel, ele sabia aproveitar ao máximo a capacidade narrativa dos desenhistas, usando seu texto para destacar as imagens. Exemplo disso é a história O pacto maldito, publicada em Savage Sword of Conan 8, com arte de Tim Conrad.

Na primeira e impressionante página temos uma splah page com Conan se levantando, a espada em punho, enquanto um lobo se aproxima. A posição do personagem é  anatomicamente impossível, mas pouco importa. Tim Conrad está muito mais preocupado com a composição do que com questões anatômicas – e consegue uma imagem plenamente equilibrada e grandiosa.

Na página seguinte temos um esquema que se repetiria em várias outras páginas. De um lado, Conan se defendendo do lobo e matando-o e, do outro, uma torre em um plano cada vez mais próximo até terminar no close de um feiticeiro.

Tim Conrad diferencia visualmente a sequência de Conan da sequência do feiticeiro. 


O texto de Thomas funciona como uma trilha sonora sinistra introduzindo tanto o clima da história, quanto o gancho para o plot twist final: “A maioria dos homens está morta agora.... suas gargantas são uma massa rasgada de carne e tendões.... e seus gritos de agonia, um gorgolejar repugnante de pura incredulidade. Mas este homem... matou a besta. Então, acho que as próximas medidas devem ser tomadas. Estão me ouvindo, deuses anciões, que me olham de paragens longínquas?”

Depois de matar o lobo, Conan vai para uma cidade em busca de bebida, mas é informado de que aquele lobo era de Ranephi, um feiticeiro que irá querer vingança. Eles o convencem a fugir e um dos homens, transformado em um monstro pelo feiticeiro lhe dá um cavalo.

Essa sequência é entremeada de outras, do feiticeiro, que se prepara para algo. Há uma destreza narrativa aqui, que nos faz identificar imediatamente a qual sequência o quadro pertence. Além das imagens mais escuras e carregadas nos quadros do feiticeiro, as legendas têm um fundo escuro, como forma de demonstrar que o feiticeiro vive nas sombras.

A splah page é uma aula de inovação na diagramação de uma página de quadrinhos. 


Então chegamos à página mais impressionante da história. uma imagem em splah page mostra o feiticeiro invocando um sortilégio, enquanto, ao fundo, os quadros mostram Conan tentando escapar, mas sendo arrastado de volta para a floresta e para o castelo do mago. O resultado é impressionante em termos de narrativa e layout.

Em apenas 10 páginas, Roy Thomas e Tim Conrad conseguem produzir uma verdadeira obra-prima da arte sequencial, uma história que une ação, mistério e uma reviravolta final, com um perfeito domínio da narrativa visual.

Não por acaso, a dupla produziu aquela que considero a melhor história já publicada na espada selvagem de Conan, uma narrativa de Bran Mark Mor publicada nos números 27 e 28 da edição nacional.  

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