Roy Thomas é um dos grandes roteiristas do mercado
norte-americano de quadrinhos. Criado na escola Marvel, ele sabia aproveitar ao
máximo a capacidade narrativa dos desenhistas, usando seu texto para destacar as
imagens. Exemplo disso é a história O pacto maldito, publicada em Savage Sword
of Conan 8, com arte de Tim Conrad.
Na primeira e impressionante página temos uma splah page
com Conan se levantando, a espada em punho, enquanto um lobo se aproxima. A posição
do personagem é anatomicamente impossível,
mas pouco importa. Tim Conrad está muito mais preocupado com a composição do
que com questões anatômicas – e consegue uma imagem plenamente equilibrada e
grandiosa.
Na página seguinte temos um esquema que se repetiria em
várias outras páginas. De um lado, Conan se defendendo do lobo e matando-o e,
do outro, uma torre em um plano cada vez mais próximo até terminar no close de
um feiticeiro.
![]() |
Tim Conrad diferencia visualmente a sequência de Conan da sequência do feiticeiro. |
O texto de Thomas funciona como uma trilha sonora sinistra introduzindo
tanto o clima da história, quanto o gancho para o plot twist final: “A maioria
dos homens está morta agora.... suas gargantas são uma massa rasgada de carne e
tendões.... e seus gritos de agonia, um gorgolejar repugnante de pura
incredulidade. Mas este homem... matou a besta. Então, acho que as próximas
medidas devem ser tomadas. Estão me ouvindo, deuses anciões, que me olham de
paragens longínquas?”
Depois de matar o lobo, Conan vai para uma cidade em busca
de bebida, mas é informado de que aquele lobo era de Ranephi, um feiticeiro que
irá querer vingança. Eles o convencem a fugir e um dos homens, transformado em
um monstro pelo feiticeiro lhe dá um cavalo.
Essa sequência é entremeada de outras, do feiticeiro, que
se prepara para algo. Há uma destreza narrativa aqui, que nos faz identificar
imediatamente a qual sequência o quadro pertence. Além das imagens mais escuras
e carregadas nos quadros do feiticeiro, as legendas têm um fundo escuro, como
forma de demonstrar que o feiticeiro vive nas sombras.
![]() |
A splah page é uma aula de inovação na diagramação de uma página de quadrinhos. |
Então chegamos à página mais impressionante da história. uma
imagem em splah page mostra o feiticeiro invocando um sortilégio, enquanto, ao
fundo, os quadros mostram Conan tentando escapar, mas sendo arrastado de volta
para a floresta e para o castelo do mago. O resultado é impressionante em termos
de narrativa e layout.
Em apenas 10 páginas, Roy Thomas e Tim Conrad conseguem
produzir uma verdadeira obra-prima da arte sequencial, uma história que une
ação, mistério e uma reviravolta final, com um perfeito domínio da narrativa
visual.
Não por acaso, a dupla produziu aquela que considero a
melhor história já publicada na espada selvagem de Conan, uma narrativa de Bran
Mark Mor publicada nos números 27 e 28 da edição nacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário