quarta-feira, maio 28, 2008

O segredo é a promoção


Muitas vezes, o segredo do sucesso de um negócio está na estratégia promocional adotada. Exemplo disso é o restaurante NATHAN'S FAMOUS, especializado em hot dogs. Segundo o blog Mundo das Marcas, a origem do restaurante remonta a 1871, quando o imigrante alemão Charles Feltman abriu uma banca em Coney Island, distrito de Nova York, e vendeu 3.684 unidades de pão com salsicha (o conhecido Hot Dog), além da cobertura de mostarda e chucrute, em seu primeiro ano de trabalho.

Com o tempo, ele precisou de um ajudante e contratou um rapaz chamado Nathan Handwerker, um imigrante polonês para ajudá-lo no restaurante por um salário de US$ 11 por semana. Após Feltman aumentar o preço do sanduíche de 5 para 10 centavos de dólar, dois clientes famosos do restaurante, o cantor Eddie Cantor e pianista Jimmy Durante, convenceram Nathan a abrir o seu próprio restaurante e continuar vendendo o cachorro-quente pelo antigo preço. O resultado disso: Nathan, embora não tenha inventado o hot dog, criou uma rede de restaurantes que existe até hoje e virou uma verdadeira instituição americana, tanto que o presidente Franklin Delano Roosevelt serviu os famosos cachorros quentes do NATHAN’S FAMOUS para o rei e a rainha da Inglaterra durante uma recepção.

Como ele conseguiu crescer tanto? Com um produto, mas também com muita promoção. Logo no início, ele dava cachorros quentes de graça para qualquer médico que fosse comer em seu restaurante e colocou uma placa com os dizeres: ¨Se o médicos comem nossos cachorros quentes, você sabe que eles são bons¨. É ou não uma grande sacada promocional?

Outra grande atração da Nathan´s é uma competição de devoradores de cachorro quente.


.

Sem comentários: